Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Corrupção põe Brasil em 101º em ranking de liberdade
Ranking de 163 países é elaborado pelo Instituto Heritage e pelo "Wall Street Journal". Índice leva em conta corrupção, impostos e leis trabalhistas.
Corrupção põe Brasil em 101º em ranking de liberdade
Foto: www.maratimba.com

O Brasil aparece em 101º lugar no ranking das economias mais livres do mundo, que considera 163 nações e foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Heritage, de tendência conservadora, e pelo "Wall Street Journal".

O ranking é liderado por Hong Kong, considerada a economia mais adaptada à condição de livre mercado - dando liberdade às exportações, à entrada de capitais, à entrada de investidores estrangeiros e ao vaivém de trabalhadores. Além disso, o índice também leva em conta o nível de corrupção nas diferentes nações.

É justamente no item corrupção, segundo a pesquisa, que o Brasil aparece na pior posição, recebendo apenas 33 pontos. De acordo com o instituto, a percepção da corrupção - que impede o bom funcionamento da economia - piorou em relação ao indicador do ano passado.

  • Outros problemas
    Outros problemas citados em relação ao país são a falta de respeito à propriedade intelectual, as regras para investimentos diretos e o setor bancário engessado. "Um sistema de impostos confuso, estrutura de transporte inadequada e barreiras para o investimento estrangeiros são impedimentos ao crescimento", ressalta a pesquisa.

    A liberdade econômica do país também é prejudicada pelo tamanho do Estado, que ainda controla boa parte da economia do país por meio da alta arrecadação de impostos. O imposto de renda de 27,5% para as pessoas de maior renda é considerado excessivo pelo instituto, uma vez que a média ideal seria de 15%.

  • Outros países
    Do outro lado da moeda, os países com maior liberdade econômica, de acordo com o Instituto Heritage, são: Hong Kong, Cingapura, Irlanda, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Chile, Reino Unido e Dinamarca.

    Entre os 29 países do continente americano, o Brasil aparece na 21ª posição em liberdade econômica, bem atrás de nações como o México (44º lugar), Peru (55º) e Paraguai (77º).

    Corrupção põe Brasil em 101º em ranking de liberdade

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir