Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Forças de Israel matam 16 palestinos na Faixa de Gaza
quase todos eles militantes do grupo Hamas, realizando uma investida classificada pela Autoridade Palestina
Forças de Israel matam 16 palestinos na Faixa de Gaza
Foto: AP

GAZA (Reuters) - Israel matou nesta terça-feira na Faixa de Gaza 16 palestinos, quase todos eles militantes do grupo Hamas, realizando uma investida classificada pela Autoridade Palestina como um "tapa na cara" do presidente norte-americano, George W. Bush.

Um voluntário do Equador, que trabalhava em um kibutz israelense (uma fazenda comunitária) da fronteira com a Faixa de Gaza, foi morto por um franco-atirador palestino. O grupo militante assumiu a responsabilidade pela morte do homem.

A onda de violência, ocorrida quatro dias depois de Bush ter concluído sua visita a Israel e à Cisjordânia ocupada, resultou no dia com o maior número de palestinos mortos desde o final de 2006. O governo israelense disse ter realizado a operação para coibir o lançamento de foguetes a partir da Faixa de Gaza.

Funcionários palestinos da área de saúde e o Hamas disseram que 16 palestinos -- 13 membros do Hamas, um membro de outro grupo militante e dois civis -- foram mortos em combates com as forças de Israel na parte norte do território e a leste da cidade de Gaza.

"Hoje, nosso povo foi vítima de um massacre. E nós prometemos ao mundo que nosso povo não ficará calado diante desses crimes", afirmou o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a repórteres, na cidade de Ramallah (Cisjordânia).

Em nota, o governo palestino disse que "os repulsivos crimes de Israel foram um tapa na cara" dos esforços de Bush e da comunidade internacional para retomar o processo de paz na região. O processo visa à criação de um Estado palestino.

O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou que, enquanto os militantes da Faixa de Gaza continuarem a disparar foguetes contra o Estado judaico, "não teremos outra opção se não responder a fim de impedir isso".

O Hamas opõe-se às negociações de paz incentivadas pelos EUA e realizadas por Israel e pela Autoridade Palestina. Durante sua visita de três dias à região, Bush previu que um tratado de paz será assinado antes do fim do mandato dele, em janeiro de 2009. A declaração foi recebida com ceticismo generalizado.

"Esse é um dos resultados da visita de Bush. Ele encorajou os israelenses a matarem nosso povo", disse Mahmoud al-Zahar, um dos líderes do Hamas, enquanto reconhecia em um hospital o corpo de seu filho, um militante morto nos combates mais recentes.

Israel, que retirou seus soldados e colonos da Faixa de Gaza em 2005, costuma realizar operações contra os militantes presentes no território com o objetivo de impedir o disparo de foguetes contra suas comunidades da área de fronteira.

(Com reportagem de Ori Lewis em Jerusalém e Ali Sawafta e Mohammed Assadi em Ramallah)

Forças de Israel matam 16 palestinos na Faixa de Gaza.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir