Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Secretaria confirma mais duas mortes por febre amarela em GO
Com isso, sobe para 5 o n�mero de mortes em decorr�ncia da doen�a. V�timas s�o pessoas que passaram por Goi�s, inclusive um turista espanhol
Secretaria confirma mais duas mortes por febre amarela em GO

A Secretaria Estadual de Sa�de de Goi�s confirmou, nesta ter�a-feira (15), que a aposentada Maria Geraldina Siqueira, 63 anos, e o turista espanhol Salvador Perez de La Cal, 41, morreram de febre amarela. Com esses dois casos, sobe para cinco o n�mero de mortes pela doen�a neste ano. O mesmo n�mero registrado em todo o ano passado. Os resultados dos exames foram divulgados pelo Laborat�rio de Sa�de P�blica (Lacen) de Goi�s. Ainda h�, em Goi�s, sete casos suspeitos de febre amarela. Os exames dos pacientes est�o sendo analisados pelo Lacen.

Conhe�a as caracter�sticas da febre amarela

A aposentada Maria Geraldina, 63 anos, de Mogi das Cruzes (SP), passou f�rias na cidade de Rubiataba (GO). Ela foi internada em um hospital particular de Ceres (GO) no dia 8 de janeiro, e morreu no dia 9.

J� o espanhol Salvador, que tamb�m passou pelo estado de Goi�s, foi internado no dia 10 de janeiro e morreu no dia 12.

mortes
A Secretaria Estadual de Sa�de (Sesa) do Paran� confirmou, tamb�m nesta ter�a-feira (15), o primeiro caso de morte por febre amarela no estado. O empres�rio Almir Rodrigues da Cunha, de 46 anos, morreu na quarta-feira (9), em Maring�. A morte de Almir foi a terceira confirmada por causa da doen�a no pa�s. Segundo o Minist�rio da Sa�de, 26 casos suspeitos foram notificados pelas secretarias estaduais de Sa�de.

Na segunda-feira (14), a Secretaria Estadual de Sa�de de Goi�s divulgou que o paciente morto no dia 2 de janeiro em Goi�nia estava mesmo com febre amarela. O exame sorol�gico preliminar do rapaz de 24 anos, cujo nome n�o foi divulgado, foi feito pelo Lacen.

No dia 8 de janeiro, Graco Abubakir Carvalho, 38, morreu de febre amarela. Ele esteve na regi�o de Piren�polis (GO) e chegou ao Hospital Santa Luzia, em Bras�lia, no �ltimo dia 4 com febre alta, dor de cabe�a e dor no corpo. Posteriormente, foi internado na UTI com insufici�ncia hep�tica e renal.

Casos suspeitos no DF
No DF, h� mais um caso de suspeita de febre amarela. Um paciente de 44 anos, internado na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga, cidade-sat�lite a 30 quil�metros de Bras�lia, est� em estado grave, com insufici�ncia renal e hep�tica. Segundo o coordenador m�dico do Hospital Anchieta, Roberto Valente, o paciente apresenta "hist�ria cl�nica compat�vel com a febre amarela".

O paciente, que n�o era vacinado contra a febre amarela, passou o r�veillon em uma fazenda pr�xima ao munic�pio de Abadi�nia (GO). Ele foi internado uma semana depois e, no �ltimo s�bado (12), foi transferido para a UTI devido � r�pida piora no estado de sa�de. "� um quadro t�pico de febre amarela", afirmou Roberto Valente. Segundo ele, o caso do paciente � semelhante ao de Graco Abubakir.

Na noite dessa segunda, mais um paciente com suspeita de febre amarela morreu no DF. O nome n�o foi divulgado. A v�tima estava internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e fazia parte da lista de 17 casos suspeitos investigados pelo Minist�rio da Sa�de.

S�o Paulo
O primeiro caso de febre amarela no estado de S�o Paulo foi confirmado na sexta-feira (11) pela Secretaria Municipal de Sa�de. Trata-se de uma mulher de 42 anos que est� internada no Hospital S�o Luiz.

Ao G1, o hospital informou, nesta ter�a-feira, que a paciente apresentou boa evolu��o cl�nica, mas continua internada e sem previs�o de receber alta.

"N�o existe risco de epidemia"
Na noite de domingo (13), em pronunciamento em cadeia de r�dio e TV, o ministro da Sa�de, Jos� Gomes Tempor�o, buscou tentar "tranq�ilizar" a popula��o brasileira sobre o risco de epidemia de febre amarela no pa�s.

"N�o existe risco de epidemia", avaliou o ministro da Sa�de. Ele lembrou que, apesar da exist�ncia de 24 notifica��es pelas secretarias de Sa�de, sendo dois casos confirmados (um em Bras�lia, que resultou em morte; e outro de uma moradora de S�o Paulo - que evoluiu para cura) e outros cinco descartados, o Brasil n�o tem casos de febre amarela desde 1942. H� ainda 17 casos sendo investigados.

"Os casos registrados de l� para c� foram todos de febre amarela silvestre, ou seja, de pessoas que contra�ram a doen�a nas florestas", disse ele no pronunciamento.

Secretaria confirma mais duas mortes por febre amarela em GO.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir