Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Lula recomenda vacinação contra a febre amarela
Durante viagem à Cuba, presidente descartou surto da doença no Brasil. Já são cinco os casos de morte por febre amarela este ano
Lula recomenda vacinação contra a febre amarela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou nesta terça-feira (15) a vacinação como forma de se prevenir contra a febre amarela. Ele também descartou o risco de o Brasil ter um surto da doença, apesar dos cinco casos já registrados de morte por febre amarela.

O número de mortes por febre amarela no início de 2008 é o mesmo número registrado em todo o ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, 26 casos suspeitos foram notificados pelas secretarias estaduais de Saúde.

"Nós temos alguns casos de febre amarela silvestre, não há nenhum perigo de febre amarela urbana. O importante é o seguinte: cada vez que viajo para um país que tem problema, eu tomo vacina por precaução. Então, acho que as pessoas que vão para lugar que tem problema, tem que se precaver", disse o presidente em Havana.

Casos
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás confirmou, nesta terça-feira, que a aposentada Maria Geraldina Siqueira, 63 anos, e o turista espanhol Salvador Perez de La Cal, 41, morreram de febre amarela.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou, também nesta terça-feira, o primeiro caso de morte por febre amarela no estado. O empresário Almir Rodrigues da Cunha, de 46 anos, morreu na quarta-feira (9), em Maringá.

Na segunda-feira (14), a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás divulgou que o paciente morto no dia 2 de janeiro em Goiânia estava mesmo com febre amarela.

No dia 8 de janeiro, Graco Abubakir Carvalho, 38, morreu de febre amarela. Ele esteve na região de Pirenópolis (GO) e chegou ao Hospital Santa Luzia, em Brasília, no último dia 4 com febre alta, dor de cabeça e dor no corpo. Posteriormente, foi internado na UTI com insuficiência hepática e renal.

Lula recomenda vacinação contra a febre amarela.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir