Categoria Moda  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Bolsas européias começam o dia em queda
Mercado reage mal a notícias sobre a economia dos Estados Unidos
Bolsas européias começam o dia em queda

As bolsas européias operavam em queda na manhã desta quarta-feira (16). Os temores de recessão nos Estados Unidos abatiam os papéis de bancos, enquanto as ações de tecnologia refletiam negativamente um cenário negativo traçado pela Intel e notícias decepcionantes do ASML.

O índice FTSEurofirst 300, que engloba as principais ações européias, perdia 1,01%, aos 1.381 pontos às 8h24 (horário de Brasília).

O índice recuou 2,6% na terça-feira depois que o banco norte-americano Citigroup reportou prejuízo recorde de US$ 10 bilhões no quarto trimestre e corte de dividendos. Além disso, uma queda inesperada nas vendas de varejo no país intensificaram os medos de recessão na maior economia do mundo.

"Parece que os mercados estão percebendo que a crise de crédito nos EUA está longe de acabar e que há novos riscos se aproximando e novas baixas nessa cadeia", afirmou Heino Ruland, estrategista na FrankfurtFinanz.

Os bancos eram novamente destaque de queda na região, com o HSBC perdendo 2,5%, enquanto o Commerzbank cedia 6% e o Barclays caía 2,6%.

Tecnologia
As ações de tecnologia se encontraram sob pressão depois que a Intel divulgou balanço fora das metas e traçou um panorama pessimista na terça-feira. A ASML, que abastece as maiores fabricantes mundiais de chips, tinha queda de mais de 10% depois de anunciar uma inesperada queda no valor dos pedidos.

Nesta quarta-feira, as atenções devem se voltar para os balanços do JPMorgan Chase e Wells Fargo.

Ásia
As preocupações com a economia dos Estados Unidos também abateram as bolsas da Ásia nesta quarta. Em Tóquio, o índice Nikkei teve queda de 3,35%, com a perda de 468,12 pontos,a 13.504,51 unidades, seu menor nível desde outubro de 2005. A Bolsa de Hong Kong teve o pior resultado, com forte baixa de 5,37%. O índice Hang Seng perdeu 1.386,93 pontos, a 24.450,85 unidades.

Em Xangai, o índice composto teve queda de 2,81%. Seul registrou perda de 2,4%, Sydney de 2,5% e Taipé de quase 3%.

Bolsas européias começam o dia em queda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir