Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-01-2008

VEREADORES: UM MAL DESNECESSÁRIO
A verdade é que a diminuição do número de vereadores não resolve o problema, o certo seria diminuir o salário do vereador
VEREADORES: UM MAL DESNECESSÁRIO

Pelo sistema político brasileiro a câmara de vereadores é a instituição que mais se aproxima da população. A "casa do povo" como são chamadas às câmaras de vereadores perderam sua identidade com o passar do tempo, deixou de ser um órgão fiscalizador do executivo e uma casa de leis para se transformar em uma casa de barganha política, o vereador deixou de ser um político para se transformar em assistente social, como na maioria das cidades brasileira temos uma população carente, a maioria dos vereadores usam a pobreza para se perpetuarem no poder.

Temos todo tipo de vereador, o da saúde, do esporte, do empreguinho, o mão aberta que "doa" para seus eleitores desde dentadura a sacos de cimento, com essas atitudes deixam de discutir a melhoria do município, deixando em segundo plano os anseios de toda população.Em Marataízes, a atual legislatura não votou nem um projeto de interesse publico, o que se viu na câmara foi brigas pela presidência, indicações de cabos eleitorais para ocupar cargos públicos, picuinhas do legislativo com o executivo, por isso a população perdeu o interesse em acompanhar as sessões da câmara municipal, por que na maioria das vezes as decisões tomadas são de interesse exclusivo dos vereadores, chegou-se a aprovar por unanimidade a criação de mais uma vaga para assessor legislativo para cada vereador, infelizmente um cargo decorativo.

Em 2004 o STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL) determinou a diminuição do número de vereadores em todas as câmaras do Brasil, alegando que isso iria gerar uma grande economia, o que se contatou foi justamente o contrário, diminui-se o números de vereadores mas aumentaram-se os gastos, aí vem a pergunta: precisamos de vereadores? A resposta é sim, por mais estranho que isso possa parecer, vale aquela máxima: ruim com eles, pior sem eles.

A verdade é que a diminuição do número de vereadores não resolve o problema, o certo seria diminuir o salário do vereador que hoje beira os R$ 3.000,00 (três mil reais) e aumentar o números de vagas, nossa cidade tem aproximadamente quarenta mil habitantes, e somos representados por apenas nove vereadores. O legislativo nasceu com o propósito de "representar o povo", infelizmente nossos vereadores esqueceram disso. Este ano temos eleições, procure se informar o que seu vereador fez de útil para o município, e analise se ele merece de novo seu voto.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir