Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Reunião entre a APA-MAR e o Comando da PM
A Diretoria da APA-MAR levou ao conhecimento da PM a existência de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal
Reunião entre a APA-MAR e o Comando da PM
Foto: www.maratimba.com

I - Reunião entre a APA-MAR e o Comando da PM:

Na terça-feira, dia 7, estiveram na 9ª Cia. Independente de Polícia Militar a Presidente, a Vice-Presidente e a Secretária da APA-MAR, reunidas com o Capitão Monjardim, subcomandante da Companhia.

Na pauta, foi tratada a questão de denúncias de maus-tratos contra animais, que têm sido feitas à PM, através do 190, sem que a companhia tome providências para a abordagem dos infratores.

O capitão Monjardim alegou o despreparo da PM no que se refere ao trato com animais, além da falta de instruções sobre as medidas administrativas que devem ser tomadas nos casos de agressões, tais como o recolhimento do animal agredido, o levantamento de provas do delito, dentre outras.

A Diretoria da APA-MAR levou ao conhecimento da PM a existência de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, visando à criação de um "Código Municipal de Proteção aos Animais", contendo todas as medidas que deverão ser tomadas nos casos de maus-tratos.

Com a aprovação dessa lei, afirmou o capitão, a polícia terá mais respaldo para trabalhar nos crimes contra os animais no município, tais como a utilização de animais machucados em carroças, ou com excesso de peso, abandono, aplicação de castigos, dentre outras crueldades.

Em breve, será marcada uma reunião entre o comando da PM local, os representantes do Ministério Público e o Delegado de Polícia, juntamente com membros da APA-MAR, com a finalidade de discutirem as providências que precisam ser tomadas quando da ocorrência de agressões aos animais, como a detenção do agressor e a condução do animal agredido.

O comando da PM espera que, com as instruções do MP, a polícia possa agir de maneira orientada, de forma a não ferir a legislação vigente, e cumprir, com eficiência, a proteção aos animais em Marataízes.

Até que o Código entre em vigor, a PM se disponibiliza para atendimento dos casos de emergências e flagrantes, inclusive, com a participação da Polícia Militar Ambiental, se necessário.

Dessa forma, os agressores de animais em Marataízes estão com os dias contados: poderão receber a "visita" de uma viatura policial e ser levados para esclarecimentos junto às autoridades competentes, a qualquer momento. Felizmente!

II" Escola de Samba diz NíO às crueldades contra os animais:

A escola de Samba Imperador do Ipiranga, de São Paulo, apresentará, neste carnaval, um enredo inovador, informativo e de suma importância para todos aqueles que atuam na causa de proteção e defesa dos animais.

Com o tema: "A Salvação do Planeta é o Bicho", a agremiação desfilará no domingo, 3 de fevereiro, mostrando os danos que a humanidade vem causando à natureza, em especial, aos animais. As alas abordarão questões como o abandono de animais, as cruéis e desnecessárias experiências em laboratórios, a crueldade dos rodeios e vaquejadas, a torturante vida dos animais de circos (com a ala "Circo Legal Não tem Animal"), dentre outras.

A idéia partiu de duas grandes organizações de proteção aos animais, o Instituto Nina Rosa e a Tribuna Animal, ONG"s que prestaram todo o suporte à escola, transmitindo à comunidade as informações necessárias para a estruturação do desfile. Nos meses que antecedem o carnaval, o s voluntários dessas entidades têm acompanhado de perto a região onde está situada a Escola de Samba, desenvolvendo projetos de conscientização e educação para a posse responsável, inclusive, realizando a castração dos animais da comunidade, de forma a evitar a proliferação descontrolada de animais de rua.

Outro fator que chama a atenção será o fato de que, em todo o desfile, nada será utilizado de origem animal. O carnavalesco substituiu penas e couro por material sintético, embalagens pet e outros produtos recicláveis, provando que não se precisa matar e maltratar para criar enfeites, cores, brilho e alegria. Até os instrumentos foram adaptados, vez que nenhum deles terá peles de animais; serão tamborins, surdos e repiques compondo uma bateria consciente, ética, de respeito à vida.

Com a publicidade dada ao Carnaval, os defensores dos animais esperam uma grande repercussão, levando à conscientização em massa da sociedade de que é urgente a preservação da natureza, ressaltando o fato de que os animais fazem parte dela e merecem proteção e respeito, assim como os rios, as matas e o animal humano.

Quem se interessar por maiores notícias, acesse http: www.carnaval2008.org.br/samba_audio.htm.

Confira a letra do bonito samba-enredo e divirta-se, lembrando: "GENTE LEGAL NíO MALTRATA ANIMAL".


S.E.S IMPERADOR DO IPIRANGA


ENREDO: "A SALVAÇíO DO PLANETA É O BICHO"

PRESIDENTE: Carlos Lima Porfírio

CARNAVALESCO: Anselmo Brito

COMPOSITORES: Rick Ramos, Edson, Rafael Sales, Thomaz, Armandinho.

INTERPRETE: SERGINHO KTE

MESTRE DE BATERIA: MESTRE NINíO

PRIMEIRO CASAL: EDNA E FABINHO


ECOA NOSSO CANTO DE ALERTA, DESPERTA O ANHEMBI

O MUNDO TEM QUE MUDAR, É HORA DE REFLETIR

SENHOR, ILUMINE A RAZíO DESTA GENTE

FAÇA BROTAR A SEMENTE DA PRESERVAÇíO

A MíE TERRA PEDE PROTEÇíO


QUERO VER FLORESCER, O VERDE ESPERANÇA

QUERO UM FUTURO MELHOR , PRA NOSSAS CRIANÇAS ( BIS )

EM AGUAS CRISTALINAS MERGULHAR

UM LINDO AZUL DO CÉU CONTEMPLAR


CHEGA DE DEGRADAÇíO

MUDARAM A FACE DA NATUREZA

O HOMEM, AMBICIOSO E INFRATOR

ROMPEU SEU ELO COM O CRIADOR

SEMEANDO A TRISTEZA

NUM CÉU DE LONA TRISTE EXIBIÇíO

NA ARENA A MALDADE A SE ESPALHAR

ANJOS DE PROTEÇíO

POR NOSSOS ANIMAIS, VEM LUTAR

SERÁ? QUE O NOVO TEMPO VAI FLORIR?

O HOMEM VAI SE REDIMIR

ASSUMINDO ENFIM SEU COMPROMISSO

VERÁ QUE A SALVAÇíO DO PLANETA É O BICHO!


HERANÇA DO NOSSO SENHOR , NATUREZA

A ÁGUA, A FAUNA E FLORA, RIQUEZAS

QUE O HOMEN TEM QUE PRESERVAR COM AMOR ( REFRíO )

ESSA É A MENSAGEM DA IMPERADOR

    Fonte: APA-MAR: Associação Protetora dos Animais de Marataízes
 
Por:  APA-MAR    |      Imprimir