Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Fidel Castro recebe Lula em Havana
Depois da reuni�o, Lula afirmou que Fidel est� "l�cido", como em seus "melhores momentos
Fidel Castro recebe Lula em Havana
Foto: Governo de Cuba

Depois de muito suspense, o l�der cubano Fidel Castro recebeu o presidente Luiz In�cio Lula da Silva nesta ter�a-feira. Lula chegou a Havana para visita oficial no final da noite desta segunda-feira e, de acordo com a agenda oficial, deveria viajar de volta para Bras�lia �s 19 horas, pelo hor�rio brasileiro.

No entanto, fontes do Itamaraty disseram que a reuni�o com o l�der cubano come�ou por volta das 17 horas locais (20 horas de Bras�lia). Hor�rio confirmado pelo rel�gio que aparece em uma das fotos divulgadas no final da noite desta ter�a-feira pela assessoria de imprensa do governo de Cuba.

O encontro com Fidel, tido como ponto alto da visita de Lula, n�o havia sido confirmado pelo governo cubano e era visto como uma inc�gnita. Seria necess�ria uma autoriza��o m�dica para que ocorresse.

Depois da reuni�o, Lula afirmou que Fidel est� "l�cido", como em seus "melhores momentos." E pronto para assumir o seu papel pol�tico. O local do encontro n�o foi divulgado.

Petr�leo
Lula come�ou o dia com um encontro com o presidente da Assembl�ia Nacional do Poder popular (Parlamento), Ricardo Alarc�n.

Ainda pela manh�, o presidente Lula assinou, com o governante em exerc�cio de Cuba, Ra�l Castro, acordos de investimento que confirmam o interesse da Petrobras na explora��o de petr�leo da ilha.

Ministros de ambos os pa�ses, na presen�a de Lula e Castro, rubricaram acordos nos terrenos de agroalimenta��o, minera��o, sa�de, desenvolvimento industrial e biotecnologia, al�m de memorandos de entendimento entre as estatais Cupet (Cuba Petr�leo) e Petrobras.

Os acordos foram assinados minutos depois de Ra�l Castro - presidente em exerc�cio de Cuba desde que o l�der Fidel Castro delegou provisoriamente seus poderes, em julho de 2006, por conta de uma grave doen�a - receber oficialmente Lula em cerim�nia solene no Pal�cio da Revolu��o.

Fidel Castro recebe Lula em Havana.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir