Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Mitt Romney fortalecido após vencer as primárias republicana
Após a vitória, Mitt Romney afirma que "começou a recuperação"
Mitt Romney fortalecido após vencer as primárias republicana
Foto: Carlos Osorio/AP

Um Mitt Romney fortalecido após vencer as primárias republicanas em Michigan afirmou nesta terça-feira que "agora começou a recuperação dos Estados Unidos", após obter sua primeira vitória no processo para escolher o candidato do seu partido à Presidência.

O ex-governador de Massachusetts se dirigiu a seus seguidores pouco antes das 21h30 (0h30 de quarta-feira, em Brasília). Ele afirmou que "a vitória desta noite foi a vitória do otimismo sobre o pessimismo de Washington".

Os analistas tinham dito que Romney precisava ganhar em Michigan, estado que seu pai governou nos anos 1960 e onde ele nasceu. Era a
única forma de manter viva a suas esperança de conseguir a indicação
republicana para disputar a Presidência.

Durante seu discurso, Romney disse que recebeu "inspiração de Ronald Reagan e George Bush". Mas nitidamente evitou mencionar o atual presidente, George W. Bush.

Romney também atacou os políticos da capital. "Enquanto estamos celebrando em Michigan, imaginem o que estão fazendo em Washington.

Estão preocupados", disse, para depois se apontar como a pessoa adequada para "regular Washington".

O segundo colocado entre os republicanos em Michigan foi o senador pelo Arizona John McCain. Algumas enquetes previam que ele venderia a votação. Apesar da derrota, ele se mostrou resignado e disse que aceitava a decisão dos eleitores do estado.

"Saímos bem. E demonstramos que não nos importamos em lutar", afirmou McCain. Com 29% dos votos apurados, ele tinha 30% do apoio dos eleitores, nove pontos atrás de Romney.

O terceiro foi o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, com 16% dos votos. Ele se mostrou otimista e disse que vai ganhar na Carolina do Sul, a próxima primária dos republicanos. Após a vitória, Mitt Romney afirma que "começou a recuperação".

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir