Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Pedido do governo sobre febre amarela é ignorado
De acordo com a chefe de saúde coletiva, Sueli Scotelaro, não existe a necessidade de vacinação em massa
Pedido do governo sobre febre amarela é ignorado
Foto: Joedson Alves / AFP

Os alertas do ministério da Saúde sobre a necessidade de vacinação contra a febre amarela parece não estar funcionando no Rio de Janeiro. É o caso de Nova Friburgo, Região Serrana do estado. Mesmo depois do comunicado do ministro da saúde, José Gomes Temporão, tranqüilizando a população afirmando que não há motivo para vacinação em massa contra febre amarela no Rio, pois não há caso da doença no estado, moradores de Friburgo, lotam nesta quarta-feira o posto de saúde formando filas.

De acordo com a chefe de saúde coletiva, Sueli Scotelaro, não existe a necessidade de vacinação em massa. O posto de saúde Sílvio Henrique Braune, Vila Amelha, único do local a vacinar contra a febre amarela, continua com procedimento de rotina. A vacinação só se faz necessária para quem irá viajar para os locais de risco, segundo o ministério.

"É um desespero que não procede. Não existe a necessidade de vacinação em massa. Continuaremos com o procedimento normal como vem sendo feito há quase 10 anos. A área é considerada sem risco pelo ministério da Saúde, não tem porque a população chegar mais cedo e fazer fila, se não vai viajar. Este desespero até atrapalha o procedimento de rotina do posto", diz Sueli Scotelaro.

Sueli esclarece ainda, que a vacinação contra febre amarela acontece toda a quarta-feira, às 13h. Para ficar imune a doença, a pessoa que vai viajar precisa ser vacinada no mínimo dez dias antes. Ela garante que o estado está fornecendo o número de vacinas de acordo com a demanda.

"Antes do surto em Goiás, nós vacinávamos de 20 a 25 pessoas por mês. Agora vacinamos quase 90 pessoas. A população não vai ficar sem vacina, mas as pessoas precisam compreender que não precisa se vacinar se não for viajar. Não possa acreditar que todos que estão nas filas irão sair do estado, mas posso garantir que serão vacinados", declara Sueli.

As regiões de risco, que mantém circulação do vírus na natureza, de acordo com o ministério são Norte, Centro Oeste, Maranhão e Minas Gerais.

Pedido do governo sobre febre amarela é ignorado, e postos do Rio estão lotados.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir