Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Paraíso dos independentes, Festival de Sundance começa
Maior evento do cinema "indie" acontece até dia 27 de janeiro na gélida Park City, nos EUA
Paraíso dos independentes, Festival de Sundance começa
Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (17), a pequena e gélida Park City, no estado americano de Utah, recebe o Festival de Sundance, que costuma lançar o que há de mais quente no cinema independente mundial.

Filmes como os premiados "Pequena Miss Sunshine", "Corra Lola corra" e "Blood simple", dos irmãos Coen, só para citar alguns, surgiram na mostra, criada por Robert Redford há cerca de 20 anos com o pretexto de aumentar o turismo da cidadezinha. Hoje, o festival atrai multidões de empresários, produtores e cinéfilos em busca do próximo grande hit independente do momento.

A mostra será inaugurada pela comédia "In Bruges", protagonizada por Ralph Fiennes e Colin Farrell, dirigida e escrita pelo estreante Martin McDonagh. Na trama, uma dupla de matadores profissionais viajam à cidade belga para uma missão, mas acabam se metendo numa encrenca.

Programação

O evento, que termina dia 27 de janeiro, promete misturar cineastas estreantes e veteranos do cinema "indie", como o francês Michel Gondry (de "Brilho eterno de uma mente sem lembranças"), que lança a comédia "Be kind rewind".

Estrelada por Jack Black, a trama gira em torno de uma locadora de vídeos cujas fitas são todas acidentalmente desmagnetizadas. Para não perder a clientela, o protagonista decide filmar versões "trash" de clássicos do cinema em seu próprio quintal.

O diretor alemão Michael Haneke (de "Caché") também traz ao festival seu novo longa, "Funny games", um remake em inglês de seu próprio filme de 1997, sobre uma família que é seqüestrada e submetida a todo tipo de tortura. A diferença é que desta vez a trama é ambientada nos EUA pós-11 de setembro e estrelada por Naomi Watts e Tim Roth.

A diretora de "O diário de Bridget Jones", a britânica Sharon McGuire, lança seu primeiro longa depois da comédia de sucesso, "Incendiary", um drama contemporâneo com Ewan McGregor e Michelle Williams.

Ainda entre as novidades do festival, Tom Hanks ataca de produtor em "Great buck Howard", comédia de humor negro que traz John Malkovich como um apresentador de televisão decadente.

O roteirista de "Beleza americana", Alan Ball, estréia como diretor em "Towelhead", um retrato sarcástico da classe média americana dos anos 1980 protagonizado por Aaron Eckhart, Maria Bello e Toni Colette.

Escrita e estrelada por William H. Macy (de "Magnólia), a produção canadense "The deal", que também será lançada na mostra, conta a história de um produtor de Hollywood que resolve pregar uma peça em um estúdio ao encomendar um filme cujo roteiro ele não leu uma única vez.

O astro Michael Keaton estréia atrás das câmeras em "Merry gentleman", sobre uma mulher que abandona seu marido e se envolve com um suicida. Outra estréia em longas é a de Noam Murro, veterano de comerciais que chega aos cinemas com a comédia "Smart people", estrelada por Sarah Jessica Parker e Dennis Quaid.

Ainda entre os cineastas estreantes estão Tom Kalin, que lança "Savage Grace", em que Julianne Moore interpreta uma viúva milionária, e Patrick Sisam, que reúne Jimmy Fallon, Lucy Liu e Sharon Stone no elenco de "Year of getting to know us", também na mostra.

O Festival de Sundance ainda abre espaço para documentários, entre os quais se destacam "CSNY Déja vu", escrito e produzido por Neil Young, e "Roman Polanski: wanted and desired", um retrato do cineasta produzido por Steven Soderbergh (de "Traffic").

Paraíso dos independentes, Festival de Sundance começa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir