Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Festival de Berlim confirma 'Tropa de Elite' na mostra
Evento come�a dia 7 de fevereiro com filme sobre os Rolling Stones. Programa��o tamb�m inclui estr�ia de Madonna como diretora.
Festival de Berlim confirma 'Tropa de Elite' na mostra
Foto: Divulga��o

O filme "Tropa de elite", do diretor Jos� Padilha, foi confirmado pela organiza��o do Festival de Berlim na mostra oficial da 58� edi��o do evento, que come�ar� no dia 7 de fevereiro e ter� como destaque a estr�ia mundial de "Shine a Light", o document�rio de Martin Scorsese sobre os Rolling Stones. Tanto o consagrado cineasta como a banda brit�nica confirmaram presen�a na Berlinale.

O filme de Padilha, que tem distribui��o no exterior da Weinstein Company, havia sido selecionado para o Festival de Sundance, mas a produtora americana abriu m�o desta participa��o, apostando em uma presen�a em Berlim.

Outra presen�a aguardada, mas ainda n�o confirmada, no festival � a da cantora Madonna, para exibir seu primeiro filme como diretora, "Filth and wisdom", na mostra Panorama (que n�o compete ao Urso de Ouro).

Competi��o
Entre os filmes que ser�o exibidos at� 17 de fevereiro para o j�ri, presidido pelo cineasta greco-franc�s Costa Gavras, est�o "Happy go luck", do brit�nico Mike Leigh, e "Lady Jane", de Robert Guediguian.

A presen�a latina se completa com "Elegy", dirigido pela espanhola Isabel Coixet, protagonizado por Pen�lope Cruz, Ben Kingsley e Dennis Hopper, baseado no romance "O animal agonizante" de Philip Roth, e "Lake Tahoe", do mexicano Fernando Eimbcke.

Pela primeira vez na hist�ria, a mostra oficial do Festival Berlim ser� inaugurada com um document�rio, "Shine a light". Scorsese, que em 2007 recebeu o Oscar de diretor e filme por "Os infiltrados", reuniu uma equipe de c�meras para captar a energia dos Rolling Stones em duas apresenta��es, em outubro e novembro de 2006, no Beacon Theatre de Nova York.

"Estamos muito felizes de exibir a estr�ia mundial deste grandioso filme em nossa abertura deste ano", afirmou o diretor do festival, Dieter Kosslick.

Com muito material filmado, que inclui imagens de arquivo exclusivas, grava��es atuais e entrevistas realizadas nos bastidores, Scorsese permite ao espectador se aproximar de um espet�culo dos Rolling Stones.

Outro grande acontecimento da Berlinale ser� a homenagem ao cineasta espanhol Luis Bu��uel com a exibi��o de seus 32 filmes, al�m de outros nos quais trabalhou como produtor ou roteirista, na mostra Retrospectiva.

Festival de Berlim confirma 'Tropa de Elite' na mostra .

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir