Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2008

Escolas comemoram no sábado Dia das Passistas
Portela antecipa data recebendo outras escolas em sua quadra nesta sexta (18). Para passista da Viradouro, data merece status de feriado
Escolas comemoram no sábado Dia das Passistas
Foto: Daniel Targueta / TV Globo

Elas não valem ponto, mas traduzem em sua essência o verdadeiro samba no pé que tão bem caracteriza as escolas de samba. São as passistas, que neste sábado (19) comemoram o Dia das Passistas como estrelas por um dia da temporada pré-carnavalesca. O projeto, sancionado pelo prefeito Cesar Maia, é de autoria do ex-vereador e hoje deputado estadual licenciado Marcelino D'Almeida.

Para as representantes do requebrado que encanta o público das arquibancadas, a data é a coroação do papel que elas desempenham numa escola de samba. Para Luana Gomes, que defende as cores da Viradouro, o Dia das Passistas é uma grata surpresa que mereceria até status de feriado" pelo menos, para quem é do ramo.

"Até que enfim criaram um dia só para as passistas, que trabalham o ano inteiro por amor a sua escola do coração. Ter uma homenagem como essa é maravilhosa. Tinha que ser feriado para gente", brinca a mulata, que no sábado vai dar expediente na quadra da escola de Niterói, em mais um ensaio para o enredo "É de arrepiar".

"É fato que a gente rala bastante pela escola, mas trabalhamos sorrindo e sempre felizes, porque amamos o samba", continua Luana.
O dia especialmente reservado a essas estrelas da folia, que transmitem graça e beleza em cada canto da Marquês de Sapucaí, é motivo de comemoração em algumas escolas de samba. A Portela, por exemplo, que faz seu ensaio técnico na Sapucaí no sábado, vai antecipar as comemorações do Dia das Passistas. Na sexta-feira (18), a partir das 19h, a azul-e-branca de Madureira recebe em sua quadra integrantes de outras agremiações para uma grande festa, regada a samba e muito baticumbum.

"Nós convidamos componentes das outras 11 escolas do Grupo Especial e de três escolas do Grupo de Acesso: Renascer de Jacarepaguá, Caprichosos de Pilares e Favo de Acari, para comemorar o Dia das Passistas. Vamos fazer no final um grande show com todas elas, que merecem essa homenagem mais do que justa", conta Nilce Fran, que é presidente da ala das passistas da Portela.

A São Clemente, que também faz seu ensaio técnico no Sambódromo no sábado, levará para a Avenida suas 30 beldades que compõem a ala de passistas da escola. Assim como os outros componentes, as mulatas da escola de Botafogo vestirão, literalmente, a camisa do enredo "O clemente João VI no Rio: a redescoberta do Brasil...", desenvolvido por uma comissão de carnaval.

"O ensaio técnico é um momento muito importante da escola, que está retornando ao seu lugar entre as 12 melhores escolas de samba do Brasil", disse o vice-presidente da São Clemente, Roberto Almeida Gomes.

Escolas comemoram no sábado Dia das Passistas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir