Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-01-2008

Dois homens são presos por pedofilia pelo Orkut
Alexandro Monnerat é acusado de criar comunidade no Orkut com imagens de menores.
Dois homens são presos por pedofilia pelo Orkut

Investigações do Ministério Público Federal (MPF) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, levaram à prisão nesta quinta-feira (17) do tatuador Alexandro Monnerat, acusado de criar uma comunidade de pedofilia no site de relacionamentos Orkut, e de Julio Cesar Meneses, de 20 anos, também investigado pelo mesmo crime.

A Justiça expediu o mandado de prisão preventiva de Monnerat e três mandados de busca e apreensão para procurar material eletrônico com imagens de meninas menores de idade. A polícia esteve na casa de Monnerat e de dois outros investigados. Na residência de Julio Cesar Meneses, foi encontrada uma arma sem registro e, por isso, o jovem foi preso em flagrante.

Segundo o MPF, a investigação de pedofilia pelo Orkut começou em 2002, quando um canadense e dois holandeses foram presos no Brasil por fotografar e divulgar fotos de 25 jovens de Friburgo. Na ocasião, o site holandês foi retirado do ar. No entanto, muitas pessoas teriam visto as fotos das meninas por meio de CDs. A Procuradoria da República de Nova Friburgo informou que procura os responsáveis pelas imagens desde então.

Monitoramento na internet
A Procuradoria obteve autorização judicial para rastreamento eletrônico dos criminosos. Alexandro Monnerat foi descoberto porque criou uma comunidade com as fotos das meninas. Segundo a Procuradoria, na comunidade, os usuários descreviam como tiraram as fotos e informavam os links em que elas estavam disponíveis.

O procurador da República, Jessé Santos, responsável pelo caso, informou que o simples armazenamento de fotos pornográficas de crianças e adolescentes é crime que pode ser punido com até seis anos de prisão. Ele acrescentou que o monitoramento na internet da troca de arquivos em programas como o eMule permitirá identificar outros criminosos. Com os endereços, serão feitas novas diligências de busca e apreensão.

Dois homens são presos por pedofilia pelo Orkut.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir