Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2008

Sem chuvas, consumidor pode pagar mais por energia
Novo ministro n�o descarta que mais usinas termel�tricas entrem em funcionamento. "Isso poder� no futuro dar uma pequena altera��o de tarifa energ�tica"
Sem chuvas, consumidor pode pagar mais por energia

O novo ministro de Minas e Energia, Edison Lob�o, voltou a descartar nesta quinta (17) risco de apag�o e racionamento. No entanto, n�o descarta que, sem chuvas, mais usinas termel�tricas entrem em funcionamento e que o consumidor sinta a diferen�a no bolso.

"Realmente tem um custo bem mais elevado. Isso poder� no futuro dar uma pequena altera��o de tarifa energ�tica", disse Lob�o.

» Lob�o diz ter recebido 'carta branca' de Lula para nomea��es

» Lob�o rebate cr�ticas e se diz capacitado para assumir minist�rio de Minas

» Lula confirma Lob�o para Minas e Energia

Na falta do g�s boliviano, em setembro a termel�trica de Cuiab� (MT) foi desativada. Agora, ter� que operar com �leo. � uma das medidas tomadas pelo Comit� de Monitoramento do Setor El�trico. Outras termel�tricas ser�o acionadas se a energia n�o for suficiente.

O sinal dos reservat�rios j� foi dado. O ONS (Operador Nacional do Sistema) confirma que no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste o n�vel dos reservat�rios est� abaixo do m�nimo necess�rio para o abastecimento. Mas a falta pode ser compensada com transfer�ncia de energia de outras regi�es.

O governo tamb�m vai comprar energia em leil�es. Baixou um decreto regulamentando a contrata��o de estoques de reserva.

Para o especialista em energia Luiz Pinguelli, diretor do Coppe/UFRJ, n�o h� risco de apag�o a longo prazo, mas o governo precisa tomar outras medidas.

"[O governo precisa ter] Um plano de efici�ncia energ�tica, de racionaliza��o de energia. Racionaliza��o n�o � obrigar as pessoas a fazerem coisas, mas substituir equipamentos por outros mais eficientes, que existem no mercado", afirma.

Lob�o, que assume o cargo na segunda-feira (21), disse que recebeu do presidente Lula liberdade absoluta para montar sua equipe e j� avisou que, em quinze dias, resolve as substitui��es da Eletrobr�s, Eletronorte, Eletrosul, Furnas e Petrobras. As indica��es ser�o do PMDB.

Sem chuvas, consumidor pode pagar mais por energia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir