Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2008

Superdosagem de vacina leva duas pessoas ao hospital no DF
Excesso de vacina tem graves efeitos colaterais. Uma senhora e um rapaz de 20 anos tomaram duas doses em menos de dois dias
Superdosagem de vacina leva duas pessoas ao hospital no DF

Apesar dos alertas da Secret�ria de Sa�de do Distrito Federal, muitas pessoas que j� haviam se imunizado contra a febre amarela voltaram aos postos de sa�de para receber uma segunda dose. Para tentar garantir uma melhor imuniza��o, algumas pessoas ignoraram os alertas e exageraram.

Uma senhora e um jovem de 20 anos resolveram tomar duas doses de vacina, com intervalo de um ou dois dias entre cada uma, para assegurar a efic�cia.

Como resultado da superdosagem, o jovem acabou internado com hepatite e a senhora foi atendida na emerg�ncia de um hospital com choque anafil�tico.

Efeitos colaterais
De acordo com o subsecret�rio de Aten��o � Sa�de do DF, Joaquim de Barros Neto, quem toma doses seguidas da vacina corre o risco de ter efeitos colaterais graves, que v�o desde intoxica��o at� uma rea��o anafil�tica.

"� um mito irreal, fantasioso. A vacina cobre efetivamente por 10 anos. S�o 10 anos que voc� estar� efetivamente protegido, podendo ir para qualquer �rea end�mica. N�o

se deve vacinar a pessoa que ainda est� sob o per�odo de cobertura vacinal", diz.

Nesta quinta-feira (17), o ministro da Sa�de, Jos� Gomes Tempor�o, relembrou: quem for para �reas de risco, e ainda n�o foi imunizado, deve tomar a vacina 10 dias antes de viajar. "� importante que as pessoas que v�o viajar no carnaval para regi�es de risco estejam protegidas."

A previs�o do Governo do Distrito Federal (GDF) era de que 240 mil pessoas se vacinassem, mas mais de 1,2 milh�o de pessoas j� receberam a vacina s� no DF.

Superdosagem de vacina leva duas pessoas ao hospital no DF.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir