Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Assembléia da Venezuela outorga status político a Farc e ELN
O acoerdo acontece em meio a uma forte troca de acusações entre os governos de Venezuela e Colômbia
Assembléia da Venezuela outorga status político a Farc e ELN

A Assembléia Nacional da Venezuela aprovou nesta quinta-feira um projeto que concede status político às guerrilhas colombianas das Farc e do ELN, com o objetivo de apoiar a proposta do presidente Hugo Chávez de reconhecer o caráter beligerante dos dois movimentos.

Segundo o texto do projeto, publicado no site do Parlamento, o acordo reconhece "o caráter beligerante dos movimentos insurgentes Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e Exército de Liberação Nacional como sinal de boa vontade para dar tratamento político que gere confiança para as futuras negociações, no caminho da paz na Colômbia".

O parlamento venezuelano, integrado quase que totalmente por deputados a favor do governo, também decidiu rejeitar as "listas unilaterais impostas pelo governo dos Estados Unidos", que qualificam como "terroristas" os "movimentos de liberação e os Estados não subordinados à dominação".

Os sete parlamentares do partido de esquerda moderada Podemos, grupo dissidente do chavismo que criticou a reforma socialista da Constituição proposta por Chávez, derrubada em um referendo popular em dezembro, se abstiveram da votação.

O acoerdo acontece em meio a uma forte troca de acusações entre os governos de Venezuela e Colômbia, depois que Bogotá classificou como "ingerência sobre assuntos internos" a atitude do governo de Hugo Chávez em relação à liberação de duas reféns colombianas das Farc.

Assembléia da Venezuela outorga status político a Farc e ELN.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir