Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Vulcão entra em erupção e alerta é ligado na Colômbia
Vulcão Galeras entrou em atividade. População de Pasto entrou em pânico e pode ter que deixar suas casas.
Vulcão entra em erupção e alerta é ligado na Colômbia
Foto: www.g1.com.br

O vulcão Galeras entra em erupção na localidade de Pasto, em Narií±o, na Colômbia. O vulcão fez as autoridades do país mandarem um alerta para a população, que pode ter que deixar suas casas a qualquer momento. O Galeras é um dos 38 vulcões da Colômbia, dos quais 15 estão ativos. Em 15 de janeiro de 1993, uma erupção matou nove pessoas, entre elas seis especialistas estrangeiros que participavam de um congresso mundial de vulcanologia (Foto: AFP)

O vulcão Galeras, no departamento de Narií±o, no sudoeste da Colômbia, perto da fronteira com o Equador, entrou em erupção nesta quinta-feira (17) após vários tremores que produziram pânico em Pasto, capital da região. Ainda não há informações sobre danos ou vítimas, segundo fontes oficiais.

Um porta-voz da Rede Sismológica Nacional disse à agência Efe que, segundo os técnicos localizados na região, houve uma explosão muito forte por volta das 23h16 (de Brasília) na cratera do vulcão, 900 quilômetros a sudoeste de Bogotá. Durante todo o dia, aconteceram pelo menos cinco abalos em cadeia.

O Observatório do Instituto de Pesquisas Geológico-minerais (Ingeominas), que vigia permanentemente o Galeras, informou num primeiro comunicado que a erupção foi "de caráter explosivo". Por isso, acrescentou, "o nível atual de atividade mudou para o nível um, erupção iminente".

A explosão e os tremores causaram temor nos moradores dos edifícios mais altos de Pasto. Eles saíram às ruas, apavorados, porque o Galeras não apresentava uma atividade assim há 15 anos.

O Galeras, que tem uma altitude de 4.276 metros, entrou em atividade em 1988, com pequenos sismos, emissão de gases e uma densa coluna de fumaça. Desta vez, a cratera lançou alguns pedaços de rocha fundida, pedras incandescentes.

Nos arredores do vulcão, as autoridades calculam que vivem cerca de 8 mil pessoas. No entanto, o governador de Narií±o, Antonio Wolff, pediu "tranqüilidade e calma". Ele garantiu que por enquanto a situação é de "absoluta normalidade" e disse que o evento foi diferentes do de 1992.

"É uma erupção média", declarou Wolff, ressaltando que "não há ameaça para a população".

Em novembro do ano passado as autoridades colombianas evacuaram a área de risco do Galeras, devido ao risco de uma erupção.

Vulcão entra em erupção e alerta é ligado na Colômbia

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir