Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Museu tem tour virtual 3D da Roma Antiga
Um museu romano fez uma reconstru��o virtual de um dos locais mais agitados da Roma antiga.
Museu tem tour virtual 3D da Roma Antiga
Foto: http://tecnologia.terra.com.br/

Um museu romano fez uma reconstru��o virtual de um dos locais mais agitados da Roma antiga. No tour virtual, visitantes passeiem atrav�s de monumentos reconstru�dos e interagem com a elite pol�tica da cidade de 2 mil anos de idade.

Usando um conceito similar ao dos mundos virtuais, o projeto cria personagens ou avatares que andam pela antiga Via Flaminia - considerada a art�ria principal do imp�rio -, explorando monumentos funer�rios que ficavam � beira da rua, al�m de pontes e arcos. Tamb�m � poss�vel caminhar por uma vila pertencente a Livia, mulher do primeiro imperador de Roma, Augustus.

Os avatares tamb�m podem trocar entre o esplendor da Roma antiga e um tour virtual de monumentos como eles est�o hoje, em ru�nas fr�geis na periferia da capital italiana.

Desta forma, o projeto d� acesso a lugares que est�o al�m dos locais que os turistas t�m acesso, que s�o dif�ceis de chegar ou est�o sob muito tr�fego da moderna Via Flaminia, que passa por cima da antiga rua romana em muitos pontos, dizem especialistas.

"� uma viagem atrav�s do passado e do presente", disse Maurizio Forte, que comanda uma equipe de 20 arque�logos, arquitetos e especialistas em computa��o que trabalharam para o Conselho de Pesquisa Nacional da It�lia.

Durante mais de dois anos, os especialistas utilizaram imagens escaneadas com laser, fotos de sat�lite e textos antigos para reconstruir t�neis, vegeta��o e estradas como elas deveriam parecer para um viajante no primeiro s�culo depois de Cristo, disse Forte.

A Via Flaminia foi constru�da no terceiro s�culo antes de Cristo, para conectar Roma a Ariminium, atual Rimini, no mar Adri�tico. Ao longo dos anos, os ricos e poderosos constru�ram villas e monumentos funer�rios ao longo desta via e das muitas ramifica��es que formavam a rota principal do Imp�rio Romano.

No Museu Virtual da antiga Via Flaminia, foi reconstru�da a parte inicial da estrada e foram digitalizados cerca de 18 mil km² de terreno. Lugares importantes, como o pal�cio de Livia, a ponte Milvian sobre o rio Tib�rio e o arco triunfal constru�do para o imperador Constantino tamb�m est�o no tour.

A reconstru��o virtual, que custou mais de US$ 1,1 milh�o, est� no Museu dos Banhos de Diocletian, no centro de Roma.

Museu tem tour virtual 3D da Roma Antiga

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir