Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Estações lotadas : Metrô diz que problema está normalizado
Um trem teve problema de tração e parou às 6h47 na estação Paraíso. Segundo o Metrô, situação foi normalizada às 8h45
Estações lotadas : Metrô diz que problema está normalizado
Foto: Ag Estado

A circulação de trens na linha 1 (azul) do metrô, que sofria problema desde o início da manhã desta sexta-feira (18), foi normalizada, segundo informou a assessoria de imprensa do órgão.

Um trem teve problema de tração e parou às 6h47 na estação Paraíso sentido Jabaquara. Os passageiros foram desembarcados e apenas às 8h45 os técnicos do metrô conseguiram rebocar o trem. Aos poucos, a situação foi sendo normalizada.

Passageiros que chegavam à estação Paraíso por volta das 9h40, quase uma hora após a normalização, ainda reclamavam de demora. Como as estações ficaram lotadas, as pessoas passavam muito tempo esperando para entrar no metrô. "Só consegui embarcar porque me espremi pouco antes da porta do vagão fechar", contou a estudante Priscila Tavares, de 22 anos, que veio de Santana e disse ter demorado 15 minutos a mais do que o normal para chegar à estação Paraíso.

Já a secretária Carminha Bomcristiane, de 39 anos, relatou ter passado uma hora para chegar da estação Jabaquara até a Paraíso, percurso que costuma fazer em 20 minutos. "No trem foi normal, mas demorei muito para conseguir entrar no vagão", disse.

Duas horas de espera

Ailton teve dificuldades para chegar ao trem; sua viagem demorou duas horas. (Foto: Juliana Carpanez/G1)Ailton Alves, 17, que trabalha numa empresa de telemarketing, e entrou na estação Sé antes de normalizar o problema, disse ter passado duas horas para chegar até o Paraíso. "Estava tão lotado que eu nem conseguia chegar ao trem", contou ele, que desembarcou às 9h15 na estação Paraíso. As duas horas incluem o tempo que ele ficou na plataforma da Sé até conseguir embarcar.

Alessandra Iglesias, disse ter levado 55 minutos para fazer um trajeto que, segundo ela, dura dez minutos. "Geralmente passo só dez minutos da estação Luz até aqui. Mas hoje embarquei lá às 8h20 e só cheguei agora [9h15]".

A assessoria de imprensa do Metrô disse não poder informar o tempo de intervalo entre os trens enquanto durou o problema. No entanto, segundo a assessoria, em dias normais, no horário de pico (das 7h às 9h), os trens operam com um intervalo inferior a dois minutos.

Falha
O problema ocorreu na linha 1 (azul), mas afetou os serviços também nas linhas 3 (vermelha) e 2 (verde), que são interligadas à 1. As estações ficaram lotadas e algumas pessoas preferiram deixar o metrô e pegar ônibus.

Para não deixar de circular na direção sul, o Metrô implantou a chamada operação singela entre as estações Paraíso e Liberdade. Nesta operação, uma mesma linha, no caso a norte, funciona em dois sentidos. Para evitar choques de trens, é feita uma operação coordenada que controla o funcionamento da linha em cada sentido.

Estações lotadas : Metrô diz que problema está normalizado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir