Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Bares e restaurantes de Brasília têm novo horário
Fiscais estão verificando o cumprimento da portaria. Por enquanto, não haverá multas para os estabelecimentos.
Bares e restaurantes de Brasília têm novo horário
Foto:reprodução

Na noite da última quinta-feira (17), cerca de 50 fiscais da Subsecretaria de Fiscalização foram a ruas de Brasília para verificar o cumprimento de uma portaria que fixa, entre outras mudanças, novos horários de funcionamento para bares e restaurantes da cidade.

A portaria, publicada na quinta-feira passada no Diário Oficial do DF, determina que bares e restaurantes funcionem até 1h, de domingo a quarta-feira; e até 2h, de quinta-feira a sábado, e véspera de feriado.

De acordo com a Subsecretaria de Fiscalização, por enquanto não haverá multa para quem descumprir as novas regras. Durante 15 dias os fiscais vão apenas orientar os donos dos estabelecimentos; as punições começam depois desse período.

"São multas, fechamentos, interdições e até mesmo cassações de alvarás", explicou o subsecretário de Fiscalização, Antônio Alves.

Acordo
As mudanças são resultado de um acordo entre o governo e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar) e só valem para o Plano Piloto.

Muitos moradores que vivem em prédios próximos aos bares reclamam do barulho e do intenso movimento em áreas próximas. "Todo mundo tem direito ao descanso. No nosso bloco nós temos crianças, idosos, trabalhadores e estudantes que têm direito ao descanso", disse o administrador Marco Antônio.

Música
A música alta também está com as horas contadas. De acordo com a portaria, música ambiente, sem amplificação, televisão ou telas de vídeo, será permitida até 23h. Já a música mecânica amplificada, ou ao vivo, só está autorizada para estabelecimentos que funcionem de portas fechadas e com isolamento acústico.

Limitação de espaço
A portaria também limitou o espaço público que poderá ser usado para colocar mesas e cadeiras. São seis metros de profundidade e cinco nas laterais, para os bares que ficam na esquina. "O horário dá pra gente cumprir certinho. Está certo, não tem nada a ver. Agora, reduzir as mesas do estabelecimento é desemprego na certa", critica o gerente Francisco Alves.

Bares e restaurantes de Brasília têm novo horário .

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir