Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Secretaria confirma mais um caso de febre amarela em GO
Governo de Goiás informa que jovem de 19 anos pegou a doença em Pirenópolis (GO)
Secretaria confirma mais um caso de febre amarela em GO

A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou, no final da tarde desta sexta-feira (18), mais um caso de febre amarela no estado. Uma jovem de 19 anos pegou a doença em Pirenópolis (GO), mas já teve alta. Com isso, o número de casos este ano no país, subiu para 11. Sete pessoas já morreram.

Ainda nesta tarde, a secretaria divulgou os resultados de seis laudos de pacientes suspeitos de terem contraído febre amarela. Desses, cinco deram negativo para a doença. O único caso confirmado foi o da jovem de 19 anos.

A Vigilância Epidemiológica de Aracaju (SE) investiga o caso de um paciente com suspeita de febre amarela. Um homem que mora em Goiás chegou a Sergipe apresentando sintomas da doença. Ele disse que não foi vacinado em Goiás.

Amostras do sangue dele foram coletadas para análise. Enquanto os exames não forem concluídos, o paciente permanece internado em um hospital da rede pública.

Segunda dose
Apesar dos alertas da Secretária de Saúde do Distrito Federal, muitas pessoas que já haviam se imunizado contra a febre amarela voltaram aos postos de saúde para receber uma segunda dose. Para tentar garantir uma melhor imunização, algumas pessoas ignoraram os alertas e exageraram.

Uma senhora e um jovem de 20 anos resolveram tomar duas doses de vacina, com intervalo de um ou dois dias entre cada uma, para assegurar a eficácia.

Como resultado da superdosagem, o jovem acabou internado com hepatite e a senhora foi atendida na emergência de um hospital com choque anafilático.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir