Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Morre Bobby Fischer, lenda do xadrez
Conhecido pelo temperamento exc�ntrico, americano tinha 64 anos e morava na Isl�ndia
Morre Bobby Fischer, lenda do xadrez
Foto: Ag�ncia

Morreu na �ltima quinta-feira, aos 64 anos de idade, o americano Bobby Fischer, um dos maiores enxadristas da hist�ria. Protagonista de passagens inusitadas e de duelos espetaculares contra rivais russos, Fischer morava em Reykjavik, na Isl�ndia, pa�s que tem o xadrez como esporte nacional, e que lhe concedeu cidadania em 1996. A causa da morte n�o foi divulgada.
Famoso pelo temperamento exc�ntrico, Fischer protagonizou uma das maiores disputas da hist�ria do xadrez contra o russo Boris Spassky, pelo t�tulo mundial de 1972. A vit�ria de Fischer sobre o russo foi utilizada como instrumento de propaganda pol�tica pelo governo americano, que travava com a antiga Uni�o Sovi�tica a "Guerra Fria" desde os anos 60.

Fischer perdeu o t�tulo mundial em 1975, ao se recusar a defend�-lo contra o tamb�m russo Anatoly Karpov, por n�o ter suas condi��es aceitas pela Federa��o Internacional de Xadrez.

Pol�mico e idiossincr�tico, Fischer teve sua fama de g�nio do xadrez ofuscada pelos coment�rios anti-semitas (mesmo sendo filho de uma judia) e pelas apari��es p�blicas cada vez mais raras. Nascido em Chicago, o enxadrista decidiu abandonar o xadrez convencional e criou um jogo em que pe�as de xadrez eram distribu�das pelo tabuleiro aleatoriamente, e os jogadores deveriam, a partir da�, jogar.

- Eu n�o jogo mais o xadrez tradicional. Mas, se jogasse, certamente seria o melhor - disse, em entrevista ao jornal "NY Times" meses antes de falecer.

Da Fran�a, onde mora, Boris Spassky declarou-se "profundamente entristecido" pela morte de Bobby Fischer.

Morre Bobby Fischer, lenda do xadrez.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir