Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Inflação foi menor para quem come em restaurante
Pela primeira vez em cinco anos, preço nos supermercados subiu mais.
Inflação foi menor para quem come em restaurante

A alta dos alimentos nos últimos 12 meses pesou no bolso dos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos supermercados, o preço da carne de boi subiu 22%, o dos legumes aumentou 25% e o feijão carioquinha, grande vilão dos preços em 2007, subiu 109%.

Entretanto, para quem come em restaurantes, a mordida da inflação não foi tão forte. Segundo o IBGE, pela primeira vez em cinco anos, o aumento nos preços foi maior nos supermercados do que para quem come fora de casa. A alta média nas gôndolas foi de 12,4%, enquanto nos restaurantes ficou em 7,67%.

Apesar disso, fazer comida em casa fica mais em conta. A dona de casa Tânia Xavier fez o teste. Pesou os alimentos usados no almoço e multiplicou pelo preço médio dos produtos no mercado, concluindo que gastou R$ 3 em cada prato. Em um restaurante próximo, os mesmos alimentos custaram mais de R$ 7,50.

Medidas
Apesar da diferença nos preços, os restaurantes usaram medidas de economia - melhor aproveitamento dos alimentos, aumento do número de clientes e adaptação do cardápio aos alimentos da época - para segurar os reajustes. Medidas que também podem ser usadas também em casa para reduzir o impacto da inflação.

De acordo com o economista Wilson Siqueira, os restaurantes tiveram outra vantagem em 2007. "Os restaurantes já tinham aumentado seus preços, então puderam reduzir um pouco a margem para que seus clientes continuassem freqüentando e adquirindo as mercadorias", explicou.

Inflação foi menor para quem come em restaurante.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir