Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Brasil já tem oito mortes por febre amarela
O lavrador João Batista Gonçalves morreu no último dia 4
Brasil já tem oito mortes por febre amarela

Subiu para oito o número de casos confirmados de morte por febre amarela no país. O Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), confirmou na noite de sexta-feira (18) que a morte do lavrador João Batista Gonçalves, 31, ocorrida no último dia 4 de janeiro de 2008, foi provocada pela doença.

Ele não era vacinado e trabalhava em uma fazenda no município de Uruaçu, no norte de Goiás. O primeiro exame divulgado pela Secretaria de Saúde teve resultado negativo para febre amarela.

Porém, o exame das vísceras do lavrador João Batista, realizado pelo Instituto Evandro Chagas, confirmou a morte por febre amarela. O primeiro exame, de sorologia, não é conclusivo. Somente com o exame das vísceras é possível confirmar a doença.

Nova suspeita
Na última sexta-feira morreu em Goiânia (GO), Iraides Batista Ribeiro, 42, com sintomas de febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde, ela não era vacinada e morava em Cristianópolis, município a cerca de cem quilômetros de Goiânia. Segundo a Secretaria de Saúde, o exame que comprovará a causa da morte de Iraides Batista deve sair no final da semana que vem.

Casos
Já foi confirmado que Antonio Rates dos Santos, 44, e Graco Abubakir Carvalho, 38; ambos moradores de Brasília, morreram em decorrência da febre amarela. Eles teriam contraído a doença ao visitar municípios de Goiás.

Ainda em Goiás, foram registradas mais quatro mortes por febre amarela: Maria Geraldina Siqueira, 63; o turista espanhol Salvador Perez de La Cal, 41; e dois agricultores que não tiveram os nomes divulgados.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou, também, o primeiro caso de morte por febre amarela no estado. O empresário Almir Rodrigues da Cunha, de 46 anos, morreu na quarta-feira (9), em Maringá.

Brasil já tem oito mortes por febre amarela.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir