Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Ataque mata 9 no Iraque durante ritual xiita
Ataques no norte do Iraque mataram nove pessoas neste s�bado, �ltimo dia de um grande ritual xiita
Ataque mata 9 no Iraque durante ritual xiita
Foto: Jurriaan Brobbel/ANP/AFP

Ataques no norte do Iraque mataram nove pessoas neste s�bado, �ltimo dia de um grande ritual xiita. No Paquist�o, a pol�cia disse ter impedido um atentado suicida e um ataque com cianureto contra seguidores dessa mesma corrente do islamismo, minorit�ria entre os paquistaneses.

As mortes no Iraque ocorrem num momento em que milh�es de xiitas em toda a regi�o celebram o ponto alto dos dez dias de rituais da Ashura, que t�m sido com freq��ncia marcados pela viol�ncia e s�o alvo de ataques de militantes sunitas, incluindo a rede Al-Qaeda.

Sete iraquianos foram mortos em um ataque de foguete depois de participarem da Ashura em Tal Afar, 420 quil�metros a noroeste de Bagd�, disse o brigadeiro Najim Abdullah. Na cidade de Kirkuk, no norte do pa�s, uma bomba matou dois peregrinos que se dirigiam a uma mesquita para tomar parte na cerim�nia anual.

A Ashura era severamente reprimida sob o governo do presidente sunita Saddam Hussein, mas foi revigorada depois de sua deposi��o pela invas�o liderada pelos Estados Unidos, em 2003.

Cerca de 2,5 milh�es de peregrinos se aglomeraram nas ruas e ruelas na cidade sagrada xiita de Kerbala para lamentar o assassinato, em 680 d.C. do neto do profeta Maom�, Im� Hussein, ocorrido perto da cidade.

"Fiquei muito feliz por estar entre os milh�es de peregrinos em Kerbala. Mas, para ser franco, tenho medo de que possamos ser atacados no caminho de volta para casa", disse Ibrahim Hashim, de 40, professor em Bagd�.

A morte do im� Hussein consolidou o cisma dos mu�ulmanos sunitas e xiitas sobre quem eles reconhecem como os sucessores de Maom�. Alguns sunitas consideram os xiitas como her�ticos.

Num sinal de lamento, durante a Ahura muitos xiitas batem em seu peito, ao som de tambores e c�nticos religiosos, ou se flagelam, provocando com freq�encia sangramentos.

No Paquist�o, o chefe da pol�cia provincial Azhar Ali Farooqi anunciou em uma coletiva de imprensa que a pris�o na sexta-feira de cinco suspeito de planejarem ataques "impediu um grande desastre.., mas a amea�a de ataques suicidas ainda permanece".

Ele disse que os homens pertenciam a diferentes grupos militantes mu�ulmanos sunitas. A pol�cia apreendeu equipamento de fabrica��o de bombas, incluindo explosivos e detonadores, bem como 500 gramas de cianureto que, segundo Farooqi, seria usado para envenenar bebidas distribu�das para as pessoas durante prociss�es da Ashura.

TRISTEZA E APOIO

No L�bano, onde os xiitas s�o a maior seita mu�ulmana, perfazendo cerca de 30 por cento dos estimados 4 milh�es de habitantes do pa�s, centenas de milhares de xiitas se dirigiram para o reduto do Hezbollah, no sul de Beirute, para chorar a morte do im� Hussein e expressar apoio ao grupo guerrilheiro, que tamb�m � partido pol�tico.

Este ano a Ashura coincide com a pior crise pol�tica do L�bano desde a guerra civil de 1975-1990. O conflito op�e a oposi��o liderada pelo Hezbollah contra seus rivais no pa�s, a maioria anti-S�ria.

O l�der do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, aproveitou a ocasi�o para dizer que o grupo possui partes de corpos de soldados israelenses deixados nos campos de batalha do sul do L�bano durante a guerra de 2006. O coment�rio visava aparentemente a pressionar Israel a agilizar as conversa��es mediadas pela ONU para troca de prisioneiros.

Ashura termina neste s�bado no Iraque e L�bano e domingo, no Paquist�o.

Ataque mata 9 no Iraque durante ritual xiita.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir