Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Festa xiita da Ashura marcada por 66 mortes no Iraque
Pelo menos 66 pessoas, a maioria membros de uma seita messi�nica xiita, morreram desde sexta-feira
Festa xiita da Ashura marcada por 66 mortes no Iraque
Foto: Reuters

NASIRIYA, Iraque, 19 Jan 2008 (AFP) - Pelo menos 66 pessoas, a maioria membros de uma seita messi�nica xiita, morreram desde sexta-feira em confrontos com as for�as de seguran�a iraquianas, em plena celebra��o da festa religiosa da Ashura.

As for�as oficiais travaram combates, que duraram v�rias horas na sexta-feira, em Nasiriya e Basra, ao sul de Bagd�, com integrantes da seita "Os Fi�is do Ex�rcito de Mahdi".

Pelo menos 29 pessoas, entre elas 18 membros do movimento, faleceram em Nasiriya. Em Basra foram 37 mortos, incluindo 35 adeptos da seita, segundo a pol�cia local.

Sete oficiais morreram nos confrontos em Nasiriya, que tamb�m deixaram 55 policiais feridos.

Em Basra, segunda maior cidade do pa�s, 60 integrantes da seita messi�nica foram detidos, mas neste s�bado a situa��o na localidade j� era mais calma.

Em Nasiriya a situa��o era diferente, j� que depois dos tiros espor�dicos da noite, a batalha foi retomada na manh� deste s�bado com o in�cio de uma opera��o de busca executada pelo Ex�rcito e a pol�cia iraquianas.

As for�as oficiais rastrearam v�rios edif�cios no bairro de Al-Salhiya, onde se refugiaram os membros da seita.

Militares americanos cercaram toda a regi�o, sem tomar parte nos enfrentamentos.

Os assassinos de dois policiais na manh� deste s�bado, dois adolescentes com idades por volta dos 15 anos que agiram como franco-atiradores, foram presos.

"Os Fi�is do Ex�rcito de Mahdi" aguardam o retorno em breve � Terra do im� Mahdi, o 12� im� dos xiitas, morto no s�culo VIII e esperado para restabelecer a paz e a justi�a.

Seu l�der espiritual, Ahmed al-Hassani al-Yamani, se considera o "embaixador" de Mahdi.

Na sexta-feira � noite, o governo iraquiano qualificou os novos confrontos de "plano criminoso" dirigido por um grupo marginal que atua sob o pretexto da religi�o para desestabilizar as prov�ncias do sul do pa�s.

Este novo epis�dio de viol�ncia na regi�o sul do Iraque coincide com o fim e ponto m�ximo da Ashura, uma das principais celebra��es do xiismo, a religi�o majorit�ria no Iraque.

A cidade sagrada de Kerbala, ao sul de Bagd�, recebe neste s�bado quase dois milh�es de peregrinos que recordam o assassinato, no ano 680, o im� Hussein, neto do profeta Maom�, por parte das tropas do califa sunita Yazid.

O governador da prov�ncia de Kerbala, Akil al-Jazali, anunciou que 20.000 policiais foram mobilizados para garantir a seguran�a.

Neste s�bado, �ltimo dia das festividades, os trompetes e tambores foram ouvidos ao amanhecer perto das mesquitas do im�s Hussein e de seu meio-irm�o Abbas, para anunciar o in�cio das prociss�es e ora��es.

A Ashura � marcada por cerim�nias de expia��o, como a autoflagela��o dos fi�is, que batem nos pr�prios torsos com correntes, enquanto caminham pelas ruas lotadas de peregrinos.

Desde a autoriza��o ap�s a queda do regime de Saddam Hussein em 2003, esta festividade xiita deu lugar a verdadeiros banhos de sangue.

Durante os festejos de 2004, 170 pessoas faleceram em uma s�rie de ataques com bombas executados em Kerbala e Bagd�.

Festa xiita da Ashura marcada por 66 mortes no Iraque.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir