Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Israel prossegue com maior ofensiva em Gaza
36 o n�mero de militantes palestinos mortos desde ter�a-feira
Israel prossegue com maior ofensiva em Gaza
Foto: Mahmud Hams / AFP

GAZA, 19 Jan 2008 (AFP) - A avia��o israelense matou neste s�bado dois membros do Hamas em Gaza, elevando a pelo menos 36 o n�mero de militantes palestinos mortos desde ter�a-feira, o que representa a maior ofensiva desde que o movimento radical tomou o controle do territ�rio, em junho do ano passado.

Os dois militantes mortos neste s�bado tinham menos de 30 anos e eram membros das Brigadas Ezzedin al-Qassam, o bra�o armado do Hamas. Um segundo ataque a�reo contra a cidade de Gaza n�o deixou v�timas.

O Ex�rcito israelense informou que executou dois ataques a�reos contra localidades no norte de Gaza das quais eram lan�ados foguetes.

Um terceiro ativista do Hamas n�o resistiu aos ferimentos sofridos durante um ataque a�reo na quinta-feira e faleceu neste s�bado.

Paralelamente, testemunhas relataram uma incurs�o israelense com 12 tanques na zona leste de Gaza, onde os combates entre o Estado hebreu e o grupo radical se intensificaram nos �ltimos dias.

Na sexta-feira, aeronaves israelenses atacaram um edif�cio abandonado do governo no cora��o de Gaza. A opera��o deixou uma mulher morta e dezenas de feridos, incluindo crian�as.

Pelo menos 30 v�timas assistiam no momento a um casamento perto do pr�dio que j� havia sido a sede do mini st�rio do Interior. De acordo com testemunhas, a mulher morta era tia do noivo, que est� entre os feridos.

Um segundo ataque atingiu um edif�cio da pol�cia do Hamas em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, e deixou quatro feridos.

De acordo com o Ex�rcito israelense, o ataque contra o antigo minist�rio do Interior aconteceu porque o local era um quartel-general do Hamas.

"Atacamos o edif�cio e nada mais. N�o planej�vamos ferir civis", disse uma fonte militar.

No mesmo per�odo em que as opera��es israelenses mataram pelo menos 36 ativistas palestinos, membros do Hamas dispararam 200 foguetes e morteiros contra o territ�rio hebreu. Mais de 10 pessoas ficaram feridas.

Na quinta-feira, Israel fechou todos os acessos de fronteira a Gaza, permitindo apenas a circula��o da ajuda humanit�ria essencial.

A escalada da viol�ncia amea�a as negocia��es de paz entre israelenses e palestinos, depois que o presidente americano, George W. Bush, afirmou acreditar na cria��o de um Estado palestino em 2009.

Israel prossegue com maior ofensiva em Gaza desde o in�cio do controle do Hamas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir