Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Hezbollah se vangloria de ter pedaços de corpos de soldados
Garoto libanês em meio a milhares de mulheres na cerimônia religiosa convocada pelo general Hassan Nassrallah, do Hezbollah
Hezbollah se vangloria de ter pedaços de corpos de soldados
Foto: AFP

BEIRUTE, 19 Jan 2008 (AFP) - O líder do Hezbollah xiita libanês, Hassan Nasralah, afirmou neste sábado que seu grupo tem em seu poder pedaços de corpos de soldados israelenses mortos na guerra do verão (hemisfério norte) de 2006, em sua primeira aparição pública em mais de um ano.

"O Exército israelense deixou por trás de si os restos de corpos de um grande número de soldados", declarou com orgulho Nasralah, em um discurso exaltado na periferia sul de Beirute por ocasião da festividade xiita da Ashura.

"Temos cabeças, mãos e pés, e temos um cadáver quase completo, da cabeça até a pélvis. O que o Exército israelense disse à família deste soldado?", perguntou.

O conflito entre Israel e Hezbollah, em julho e agosto de 2006, deixou mais de 1.200 mortos no Líbano, em sua maioria civis, e 160 falecidos em Israel, quase todos soldados.

Durante os 34 dias de guerra, o movimento xiita lançou quase 4.000 foguetes contra o território hebreu, o que obrigou um milhão de pessoas a se mudar para abrigos ou fugir para o sul do país.

"Se Israel lançar uma nova guerra contra o Líbano, prometemos um conflito que mudará a face de toda a região, com a ajuda de Deus", advertiu Nasralah, aclamado por dezenas de milhares de partidários na periferia de Beirute.

O inimigo número um do Estado hebreu acrescentou: "Os israelenses não têm um comando político e militar (capaz) de lançar uma guerra contra o Líbano, mas se o fizerem, a resistência está preparada para fazer frente".

Em outubro de 2007, Israel entregou um prisioneiro e os pedaços dos corpos de dois militantes do movimento xiita libanês em troca dos despojos de um israelense e de informações sobre um piloto israelense desaparecido no Líbano em 1986.

A última aparição pública de Nasralah acontecera em setembro de 2006, quando encabeçou uma grande manifestação para celebrar a "vitória" sobre Israel durante o conflito, que chegou ao fim após uma trégua negociada com a mediação da ONU.

Ameaçado de morte por Israel desde então, o líder xiita evitava participar em celebrações religiosas ou atos políticos, optando por pronunciar seus discursos pela televisão em um local secreto.

Ele reapareceu neste sábado em meio a rígidas medidas de segurança para liderar uma procissão por ocasião da Ashura, na periferia sul de Beirute, reduto do movimento xiita.

O discurso de Nasralah foi feito em um momento em que o Líbano atravessa uma grave crise política, que opõe a maioria parlamentar, apoiada pelos países ocidentais, e a oposição liderada pelo Hezbollah, que tem o respaldo da Síria e do Irã.

O Líbano está sem presidente, já que os partidos foram incapazes de chegar a um consenso, mesmo depois dos esforços da comunidade internacional e, em particular, da Liga Árabe, para tentar aproximar as posições.

Hezbollah se vangloria de ter pedaços de corpos de soldados israelenses.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir