Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Em batalha", Federer vence seu jogo mais difícil desde 2006
Em uma batalha de mais de 4 horas e decidida apenas no quinto set, Roger Federer teve sua partida mais dura desde 2006
Em batalha
Foto: Efe

Em uma batalha de mais de 4 horas e decidida apenas no quinto set, Roger Federer teve sua partida mais dura desde 2006 nas quadras do Aberto da Austrália. Para passar pelo sérvio Janko Tipsarevic, o suíço teve que se esforçar para avançar às oitavas-de-final com 3 sets a 2, 6-7 (5-7), 7-6 (7-1), 5-7, 6-1 e 10-8.

Vencedor das duas últimas edições do primeiro Grand Slam do ano, Federer, que também conquistou o título em 2004, não perdia um set na Austrália desde a final de 2006 contra o cipriota Marcos Baghdatis. De lá para cá foram ao todo 27 sets seguidos vencidos pelo suíço. Naquele ano também, o suíço teve seu último jogo em cinco sets no evento; nas oitavas-de-final contra o alemão Tommy Haas.

Muito concentrado, Tipsarevic, número 49 do mundo, endureceu o jogo do início ao fim. Em alguns momentos chegou a irritar Federer quando pedia atrasado a revisão dos pontos.

O jogo foi justamente marcado pela atuação dos juízes. A de cadeira diversas vezes discutia com os tenistas por erros cometidos. Tanto Federer quanto Tipsarevic pediram inúmeras revisões nos pontos, o chamado "desafio". Em alguns destes, os erros dos juízes era clamoroso, o que causava vaias da torcida.

Jogado na arena Rod Laver, coberta por causa da chuva, o primeiro set não demonstrava que seria diferente de outros vencidos por Federer no torneio. No oitavo game, com 4-3 a favor, ele quebrou o saque do rival e sacava para fechar.

Porém, depois de ver uma bola sua bater na fita e cair para fora, o suíço perdeu o game decisivo. O sérvio empatou o set em 5-5 e conseguiu levar para o tie-break para definir e vencer.

O segundo set foi quase um replay do primeiro, mas com a vitória do suíço. Federer teve três chances de quebra no nono game, quando os dois estavam empatados em 4-4, mas viu Tipsarevic salvar os break-points com direito a uma "furada" do número um do mundo no ponto decisivo.
Empatados, eles levaram a decisão para o tie-break. No desempate, Federer foi mais regular e abriu logo 3-0 para depois fechar e empatar a partida.

O terceiro set começou de forma diferente. O líder do ranking parecia que iria deslanchar no jogo. Quebrou o saque do rival logo no segundo game e fez 2-0. Confiante, o sérvio novamente devolveu a quebra e igualou o set e venceu depois de nova quebra em cima do líder do ranking no décimo segundo game.

Federer, que pediu atendimento no pé no intervalo dos sets, retomou o bom ritmo no quarto set. Com quebras seguidas não deixou chance para Tipsarevic e levou a partida para o quinto set com um 6-1 convincente.

Para o quinto set foi a vez do sérvio pedir atendimento médico e teve o pé enfaixado. A contusão não pareceu mexer com o tenista, que continuou a correr muito em quadra. Os dois tenistas mantiveram seus saques. Só no 27º game é que Federer conseguiu a quebra para fechar no seguinte.

Após a partida, o suíço admitiu que o jogo foi fora do comum. "Não é sempre que me vejo nessas situações", comentou Federer. "Você sente o público se comovendo, seu adversário ganhando força, e as coisas simplesmente não dão certo pra você. Todas as chances que perdi me puseram sob muita pressão. Fiquei contra a parede, e contra um cara confiante de si mesmo e que acreditou até o fim."

O número 1 disse ainda que se sentiu lento no início do jogo. "No começo, eu estava devagar. Eu senti que esta não seria uma grande noite pra mim. Demorei para entrar no clima da partida, só depois de alguns sets pensei 'OK, estou me aquecendo'", acrescentou o suíço, que elogiou Tipsarevic.

"Ele foi fantástico durante o jogo. Foi acirrado até o final, e estou muito feliz por ter conseguido. Ele lutou muito, não perdeu muitas bolas e está muito melhor do que da última vez que nos enfrentamos, na Davis. Fiquei impressionado com seu jogo."

O adversário de Federer na próxima fase será o tcheco Tomas Berdych, cabeça-de-chave número 13 em Melbourne. Ele venceu o argentino Juan Monaco por 3 sets 1 em duas horas e meia, com parciais de 3-6, 6-3, 7-6 (5) e 6-2. A grande arma de Berdych foi seu saque. Após a derrota no primeiro set, ele conseguiu 15 aces e fechou o jogo com 83% dos pontos ganhos em primeiro saque.

Em batalha", Federer vence seu jogo mais difícil desde 2006 na Austrália.

Fonte: http://esporte.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir