Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Nevada aponta vitória de Romney nas primárias
O republicano Mitt Romney estava cotado para vencer neste sábado as primárias para indicação do candidato presidencial
Nevada aponta vitória de Romney nas primárias
Foto: EFE/Louie Traub

O republicano Mitt Romney estava cotado para vencer neste sábado as primárias para indicação do candidato presidencial do partido no Estado de Nevada, enquanto eleitores da Carolina do Sul também faziam sua escolha, numa imprevisível corrida para a Casa Branca, que se dirige para as regiões Sul e o Oeste.

A vitória, projetada pela Fox News, dá seqüência ao triunfo de Romney no Estado do Michigan na semana passada, depois de uma série de desconcertantes segundos lugares.

Na Carolina do Sul, os republicanos John McCain e Mike Huckabee lutam pela liderança em uma disputa com foco nas preocupações com a economia. Romney e Fred Thompson esperam abrir caminho para o topo nesse Estado onde os republicanos têm tradição de fazer os vencedores.

Desde 1980, o vencedor na eleição primária republicana da Carolina do Sul é o indicado para disputar a eleição presidencial.

Uma chuva fria caiu em todo o Estado e havia previsão de nevadas no norte. A votação se encerra na Carolina do Sul às 19 horas locais (meia-noite, pelo GMT) e os resultados devem começar a ser divulgados em seguida.

"Nossos eleitores estão empenhados", disse Huckabee, ex-governador do Estado do Arkansas, enquanto se abrigava sob um guarda-chuva para apertar as mãos de eleitores em Colúmbia. "Vamos descobrir se estão comprometidos o bastante para enfrentar o mau tempo."

A economia assumiu lugar central na campanha por causa do temor da chegada de uma possível recessão antes da eleição presidencial de novembro.

O presidente norte-americano, George W. Bush, anunciou na sexta-feira um plano de estímulo à economia no valor de 145 bilhões de dólares em cortes temporários de impostos e outras medidas.

Entre os democratas, os rivais Barack Obama e Hillary Clinton estão num duelo acirrado em Nevada, depois das duas primeiras votações, em que cada um teve uma vitória.

O resultado se complica por causa das incertezas sobre o comparecimento dos eleitores, já que somente 9 mil democratas participaram dos caucuses (assembléias de eleitores) de Nevada em 2004 e ninguém sabe quantos irão comparecer desta vez.

"Se você for para o local do caucus amanhã, por ou duas horas, eu prometo que vou me posicionar em seu favor todos os dias desta campanha e todos os dias na Casa Branca", disse a partidários Hillary Clinton, senadora pelo Estado de Nova York e mulher do ex-presidente Bill Clinton, na sexta-feira, em Las Vegas.

A maioria dos candidatos republicanos concentrou sua atenção na Carolina do Sul, mas Romney passou os últimos dois dias em Nevada, na esperança em uma vitória que lhe daria força para as disputas posteriores.

(Reportagem adicional de Jane Sutton e Steve Holland na Carolina do Sul, Jeff Mason em Nevada)

Nevada aponta vitória de Romney nas primárias para presidência.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir