Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Hillary Clinton e Mitt Romney vencem caucus de Nevada
Esta � o terceiro triunfo da ex-primeira-dama, que antes havia vencido as prim�rias de New Hampshire e Michigan
Hillary Clinton e Mitt Romney vencem caucus de Nevada
Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP

Washington, 19 jan (EFE).- A senadora democrata por Nova York, Hillary Clinton, e o ex-governador republicano do Massachusetts Mitt Romney venceram hoje os caucus de seus partidos no estado de Nevada.

Segundo os n�meros oficiais preliminares, com 88% dos votos apurados, a ex-primeira-dama alcan�ava 51% dos votos entre os democratas.

Em seguida aparece o senador por Illinois, Barack Obama, com 45% , e o ex-senador John Edwards, com 4%.

J� entre os republicanos, Romney obtinha 52% da prefer�ncia, com 78% dos votos contabilizados.

O congressista Ron Paul e o senador pelo Arizona, John McCain, lutam pelo segundo lugar, ambos com 13%, com 4.382 e 4.348 votos respectivamente.

Esta � a segunda grande vit�ria de Romney, que j� havia vencido, em 15 de janeiro, as prim�rias de seu partido em Michigan, seu estado natal.

At� o momento, a prefer�ncia dos republicanos est� fragmentada, uma vez que o caucus de Iowa foi vencido pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, enquanto em New Hampshire o senador John McCain levou a melhor.

O ex-governador de Massachusetts, que pode se tornar o primeiro presidente m�rmon da hist�ria dos EUA, parece agora dar um passo � frente em rela��o aos demais pr�-candidatos republicanos � Casa Branca, confirmando o que haviam antecipado as pesquisas.

J� no lado democrata, as enquetes prev�em uma disputa acirrada entre Hillary e Obama, com uma ligeira vantagem para a senadora.

Esta � o terceiro triunfo da ex-primeira-dama, que antes havia vencido as prim�rias de New Hampshire e Michigan, esta �ltima de pouco valor, uma vez que a dire��o nacional do partido retaliou o estado por ter antecipado sua pr�via, reduzindo a zero o seu n�mero de delegados. Obama, por sua parte, venceu o caucus de Iowa.

Hillary Clinton e Mitt Romney vencem caucus de Nevada.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir