Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2008

Quadro mais importante de Tarsila do Amaral está exposto
Abaporu, de 1928, está em mostra em homenagem à artista na Pinacoteca
Quadro mais importante de Tarsila do Amaral está exposto
Foto: G1

O Abaporu, a obra mais famosa de paulista Tarsila do Amaral, está na Pinacoteca do Estado, na Luz, região central de São Paulo. O quadro, de 1928, virou símbolo do movimento modernista. O nome do quadro vem do tupi guarani. Em uma gravação, a artista explicou o significado: "Aba quer dizer homem e poru é que come carne humana", disse Tarsila.

A obra pertence a um colecionador argentino, mas pode ser vista na exposição "Tarsila Viajante", que começa neste sábado (19) e vai até 16 de março na Pinacoteca. O horário da mostra é das 10h às 18h, de terça-feira a domingo. Os ingressos custam R$ 4 e, aos sábados, a entrada é de graça.

A tela é considerada uma das brasileiras mais valorizadas em leilão e foi arrematada por um colecionador argentino, em 1995, por US$ 1,3 milhão. Quando não está em mostras internacionais, fica exposta no Museu de Artes Latino-Americana de Buenos Aires.

Quadro mais importante de Tarsila do Amaral está exposto em SP. Abaporu, de 1928, está em mostra em homenagem à artista na Pinacoteca. Obra foi arrematada em leilão em 1995 e levada para Buenos Aires.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir