Categoria Música  Noticia Atualizada em 20-01-2008

Cláudia Leitte tem 'personal de voz' no carnaval
Durante a folia, a cantora baiana conta com a presença full time de sua fonoaudióloga
Cláudia Leitte tem 'personal de voz' no carnaval
Foto: Thiago Teixeira/Divulgação

Para Cláudia Leitte agüentar oito horas diárias em cima de um trio elétrico durante o carnaval ela conta com uma "personal da voz".

Há seis anos, a fonoaudióloga carioca Regina Grangeiro acompanha Cláudia dia e noite durante suas apresentações no carnaval baiano.

Como um professor de ginástica, ela prescreve uma série de regras e exercícios para sua cliente manter inabalável a voz na festa de Salvador.

O trabalho de Regina começa uma hora antes da apresentação da artista. No camarim, a fonoaudióloga passa para Cláudia Leitte exercícios para aquecer suas cordas vocais. Depois, 15 minutos de nebulização e gargarejo com soro na temperatura ambiente.

"Qualquer coisa gelada está vetada. O frio pode provocar um choque térmico e até causar uma rouquidão", informa Regina.

Depois da voz, é a vez de relaxar o corpo. Ambos precisam estar em completa harmonia. Se os músculos corporais estão tensos, o som não saírá em sua plenitude da laringe.

"Faço na Claudinha também um trabalho preventivo de fortalecimento da musculatura da laringe, que é o órgão que abriga as cordas vocais. São exercícios sonoros."

No dia do show, sua alimentação tem de ser a mais leve possível. De preferência frutas, verduras, carboidratos e proteínas para darem energia. Pratos pesados como feijoada estão definitivamente proibidos!

Regina Gangeiro explica que alimentos gordurosos vão exigir mais do diafragma na digestão. Com isso, a digestão fica comprometida, atingindo quem? A voz!

Depois do show, nada de farra. Cláudia Leitte precisa seguir para casa e ficar em completo silêncio, sem falar com ninguém.

"Sugiro que ela cumprimente os fãs no camarim antes de suas apresentações. Depois do show, Cláudia tem de seguir para casa, tomar banho, se alimentar e descansar. Pois corpo cansado, é rouquidão na certa!"

E que venha o carnaval!

Cláudia Leitte tem 'personal de voz' no carnaval.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir