Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-01-2008

Bovespa tem queda de quase 7%
Principal indicador acionário brasileiro acumula perda de mais de 15% em 2008
Bovespa tem queda de quase 7%

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registra uma piora no início da tarde desta segunda-feira (21).

Depois de passar praticamente toda a manhã com desvalorização de cerca de 5%, o principal indicador da bolsa registra queda de 6,74% às 15h02, aos 53.628 pontos. O dólar tem alta de 2,35%, vendido a R$ 1,828.

Com mais essa queda, o principal indicador acionário brasileiro passa a acumular perda de mais de 15% em 2008.

A indicação de uma segunda-feira negativa veio da Ásia, onde Tóquio perdeu 3,86%. Hong Kong e Xangai desabaram 5,49% e 5,14%, respectivamente.

Além da preocupação com a recessão nos Estados Unidos e o desapontamento com o pacote fiscal anunciado pelo presidente George W. Bush, os investidores assimilaram a indicação de que o Banco da China pode ter perdas bilionárias devido à exposição ao crédito hipotecário de alto risco, ou subprime.

Na Europa, a ordem do dia também é de venda e o setor financeiro as mineradoras puxam as perdas. Em Londres, o FTSE-100 cai 3,59%, e em Frankfurt, o Xetra-DAX perde 5,98%.

Segundo o operador-sênior da TOV Corretora, Décio Pecequilo, uma série de eventos complicou o dia hoje. Entre estes fatores estão o feriado nos Estados Unidos, que tira o referencial externo e limita a liquidez, o vencimento de opções sobre ações, que mostra o vendedor como grande ganhador, e as notícias de perdas para instituições financeiras na China.

"É um péssimo dia. O clima está carregado e qualquer gordura que o mercado tem foi aproveitada hoje", resume o operador.

Segundo ele, até sexta-feira o Ibovespa ainda acumulava alta de 33% em 12 meses, enquanto que as bolsas nos EUA já tinham consumido todo o ganho acumulado no ano passado. "Vale lembrar que tem muita gente que vende para cobrir prejuízo no exterior. Não é que os papéis brasileiros perderam qualidade", diz.

Pequeno investidor
Segundo Pecequilo, em momentos com este o pequeno investidor tem três opções básicas de atuação. A primeira delas é ficar quieto e apenas acompanhar a movimentação do mercado. A segunda e melhor, na visão do especialista, é aproveitar os preços e comprar de pouco em pouco. E a terceira, e pior, é vender, realizar o prejuízo.

"Passada esta turbulência, os fundamentos do país e das empresas continuam valendo. A Vale continua sendo uma Vale, Petrobras continua sendo Petrobras", ressalta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir