Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2008

Gaza começa o dia vivendo a incerteza da falta de luz
No fim da noite de ontem, o Ministério de Exteriores israelense publicou um comunicado no qual acusava o Hamas
Gaza começa o dia vivendo a incerteza da falta de luz
Foto:EFE

Gaza, 21 jan (EFE).- Um terço de Gaza continua hoje sem eletricidade, depois que a única central elétrica da faixa foi obrigada a interromper sua provisão na tarde deste domingo em função da falta de combustível motivada pelo bloqueio israelense.

A interrupção da atividade na usina, que cobre um terço do consumo elétrico na faixa, deixou sem energia a Cidade de Gaza e os campos de refugiados de Al-Bureij e Nuseirat, ao sul da capital.

Um terço dos 1,5 milhão de moradores da faixa palestina foi afetado por esta medida, que gerou o alarme diante do risco de uma crise humanitária em um território onde 80% da população já vive graças à ajuda internacional.

Na noite deste domingo, a população se aglomerava nas portas dos mercados por medo de ficar sem itens básicos, enquanto os hospitais temem que o "blecaute" os impeça funcionar.

Altos comandantes militares israelenses reconhecem na edição de hoje do jornal "The Jerusalem Post" que os alimentos podem ficar escassos durante a semana, e o mesmo pode acontecer com os medicamentos.

No fim da noite de ontem, o Ministério de Exteriores israelense publicou um comunicado no qual acusava o Hamas - que controla a faixa desde junho - de "exagerar amplamente" no risco de crise humanitária, e o responsabilizava pela situação por lançar foguetes artesanais contra Israel.

Em represália por estes projéteis, Israel fechou na quinta-feira passada todas as passagens fronteiriças com Gaza, incluindo as humanitários, e, com isso, pôs fim ao fluxo de combustível para a central elétrica e postos de gasolina, assim como a entrada de produtos alimentícios básicos e remédios.

Fontes das forças de segurança israelenses citadas hoje pelo diário "Ha'aretz" reconhecem que as dificuldades originadas pela medida são maiores do que as previstas pelo Governo.

Gaza começa o dia vivendo a incerteza da falta de eletricidade.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir