Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2008

Polícia invade casa de homem que hackeou embaixadas
O hacker sueco Dan Egerstad, que fez o chamado "hack do ano" teve seu apartamento invadido pela polícia nesta segunda-feira
Polícia invade casa de homem que hackeou embaixadas

O hacker sueco Dan Egerstad, que fez o chamado "hack do ano" teve seu apartamento invadido pela polícia nesta segunda-feira. Foram confiscados diversos computadores e o homem foi levado para ser interrogado, de acordo com The Sydney Morning Herald.

Egerstad, um consultor de segurança, interceptou em agosto um pacote de dados de uma rede de comunicação global utilizada por embaixadas em todo o mundo e teve acesso a cerca de mil contas de email importantes. Elas continham documentos diplomáticos e outros materiais confidenciais.

Depois de informar aos governos envolvidos sobre as falhas de segurança e não receber resposta, Egerstad publicou os dados de cem contas de email, incluindo login e senha, em seu site, para que qualquer um tivesse acesso. O site, derangedsecurity.com foi tirado do ar desde então.

O ataque hacker precisou de pouco mais do que ferramentas encontradas gratuitamente na Internet, e Egerstad afirma que não quebrou lei alguma. Ele está confiante em que as contas para as quais ele ganhou acesso já estavam comprometidas por outros hackers, portanto seu esforço impediu que eles continuassem a espionar.

Egerstad voltou em seguida a sua rotina regular, mas nesta segunda-feira, seu apartamento, a 650 Km de Estocolmo, foi invadido por quatro agentes da polícia especial sueca.

"Eles quebraram meu armário, cortaram minha eletricidade, arrancaram meus alto-falantes, telefone e outros cabos que nada têm a ver com os dados, além de mexer nas minhas contas, coisa que eles não têm direito", disse.

Egerstad foi liberado e não foi processado, mas a polícia ainda está investigando e não descarta nenhuma hipótese.

Polícia invade casa de homem que hackeou embaixadas

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir