Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Uribe chega a Bruxelas para conversar com dirigentes da UE
O presidente da Col�mbia, �lvaro Uribe, chegou hoje a Bruxelas
Uribe chega a Bruxelas para conversar com dirigentes da UE
Foto: Thierry Roge/Reuters

Bruxelas, 21 jan (EFE).- O presidente da Col�mbia, �lvaro Uribe, chegou hoje a Bruxelas, onde amanh� tratar� com respons�veis da Uni�o Europ�ia sobre uma poss�vel troca humanit�ria que possibilite a liberta��o de seq�estrados pelas For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc).

Uribe, que chegou a Bruxelas procedente da Fran�a, d� continuidade na capital belga a sua viagem pela Europa, que prev� ainda visita � Espanha, a partir de amanh� � noite.

O l�der colombiano se reunir� com Javier Solana, Alto Representante da Uni�o Europ�ia (UE) para Pol�tica Externa e Seguran�a Comum, e tamb�m com o presidente da Comiss�o Europ�ia (CE, �rg�o executivo da UE), Jos� Manuel Dur�o Barroso.

Uribe e Solana tratar�o sobre os �ltimos acontecimentos na Col�mbia, especialmente "uma poss�vel troca humanit�ria", assim como as rela��es Bogot�-UE e as negocia��es em andamento para um acordo de associa��o entre os europeus e a Comunidade Andina de Na��es (CAN), segundo comunicado divulgado pela assessoria do dirigente europeu.

Fontes diplom�ticas colombianas disseram esperar que a UE ratifique seu apoio � luta de Bogot� contra o terrorismo, e que as iniciativas do pa�s sul-americano no combate a seq�estros sejam destacadas, assim como a recente aceita��o da cria��o de uma "zona de encontro" para que pudesse ser buscado um acordo humanit�rio, com a media��o de emiss�rios de Fran�a, Espanha e Su��a.

Um dos objetivos de Uribe � fazer com que a UE saiba que a Col�mbia "mant�m-se firme em quest�es de seguran�a e est� aberta a um acordo humanit�rio que permita a liberta��o dos seq�estrados", afirmaram � Ag�ncia Efe fontes da delega��o presidencial colombiana, ap�s sua chegada a Bruxelas.

As fontes acrescentaram que tamb�m querem que se entenda que as guerrilhas das Farc e do Ex�rcito de Liberta��o Nacional (ELN), assim como os agrupamentos paramilitares, s�o "grupos terroristas" e que o Governo de Bogot� "sempre" tentou conseguir a liberta��o incondicional dos seq�estrados.

Por isso espera receber apoio da UE para obter essa liberta��o e nos esfor�os na luta contra o terrorismo.

As autoridades colombianas calculam que as Farc mant�m atualmente cerca de 750 pessoas seq�estradas.

Uribe chega a Bruxelas para conversar com dirigentes da UE.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir