Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Onda de frio faz nevar no Oriente Médio
Uma forte tempestade de neve caiu hoje sobre a Jordânia, em meio a uma onda de frio que fez a temperatura cair vertiginosamente
Onda de frio faz nevar no Oriente Médio

Uma forte tempestade de neve caiu hoje sobre a Jordânia, em meio a uma onda de frio que fez a temperatura cair vertiginosamente em vários países do Oriente Médio. Nas ruas congeladas da capital jordaniana, Amã, fazendeiros saudaram as precipitações após um inverno inesperadamente seco que prejudicou a colheita e fez os preços dos alimentos subirem. A agricultura do país depende das chuvas de inverno. Os meteorologistas da região dizem que é a pior onda de frio desde 1964 e teria sido motivada por uma zona de alta pressão no norte da Europa, que está empurrando o ar gelado para o Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Na Síria, o inverno seco inicial havia levado o presidente Bashar Assad a pedir rezas nacionais por chuva, mas hoje Damasco ficou coberta de neve, a primeira desse inverno. A queda da temperatura causou grande prejuízo à colheita, segundo a agência de notícias SANA, mas chuvas são esperadas para amanhã. O aeroporto de Damasco chegou a ser fechado.

No geralmente ensolarado Egito, chuvas e temperaturas geladas chocaram seus moradores, muitos descrevendo este como o pior inverno em anos. "Com certeza está muito mais frio do que qualquer ano antes", disse Mohammed Ahmed, um motociclista de entregas. "Estou tomando muito café para me aquecer e ficar alerta porque o trânsito está louco". As ruas do Cairo, normalmente áridas, no topo do deserto do Saara, não têm bueiros e as chuvas geladas criaram piscinas de água parada, piorando o já difícil trânsito.

As temperaturas em Bagdá estavam ainda mais frias, com o termômetro alcançando temperaturas abaixo de zero em uma cidade onde a temperatura média em janeiro é normalmente de 13ºC. Até mesmo neve caiu na cidade, pela primeira vez na memória de vários habitantes, no dia 11 de janeiro. O frio fez com que moradores disputassem aquecedores a querosene, aumentando a preocupação com o estoque do combustível.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir