Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Electronic Arts suspende a venda de Counter-Strike no Brasil
Jogo de tiro e 'Everquest' foram considerados 'nocivos � sa�de' por juizado mineiro
Electronic Arts suspende a venda de Counter-Strike no Brasil
Foto: Reprodu��o

A Electronic Arts, repons�vel pela distribui��o de "Counter-Strike" no Brasil, anunciou nesta ter�a-feira (22) que suspendeu a venda do jogo de tiro em territ�rio nacional.

A empresa recomenda que lojistas retirem os jogos "Counter-Strike source" e "Counter-Strike antology" das prateleiras, at� segunda ordem.

Ao lado do RPG on-line "Everquest", "Counter-Strike" foi considerado "nocivo � sa�de dos consumidores" pelo juiz federal Carlos Alberto Sim�es de Tomaz, da 17� Vara Federal da Se��o Judici�ria do Estado de Minas Gerais.

Na �ltima sexta (18), o Procon anunciou que estava recolhendo das lojas do estado de Goi�s os jogos mencionados pelo juiz. A decis�o tem validade em todo o territ�rio brasileiro, mas o recolhimento dos jogos depende da decis�o de cada representa��o do Procon. Ouvido pelo G1, o Procon de S�o Paulo disse que estudava a a��o.

A decis�o do juiz pro�be a comercializa��o dos jogos, mas n�o seu uso. Portanto, usu�rios e lan-houses que j� tiverem os games n�o est�o impedidos de jogar. A multa para infra��o de lojistas � de R$ 5 mil.

Segundo comunicado da EA, a suspens�o da venda do jogo tem car�ter preventivo e procura "evitar poss�ves problemas que possam surgir junto a �rg�os de defesa do consumidor enquanto a efic�cia daquela decis�o n�o for devidamente apreciada".

N�o-oficial
Segundo texto publicado pelo Procon de Goi�s, o jogo "Counter-Strike" "reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo. No v�deo-game, traficantes do Rio de Janeiro seq�estram e levam para um morro tr�s representantes da Organiza��o das Na��es Unidas. A pol�cia invade o local e � recebida a tiros".

A Electronic Arts afirma que a descri��o do juiz refere-se a uma modifica��o n�o-oficial (o mapa "cs_rio") desenvolvida por jogadores em 2001: "itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontua��o extra por matar PMS n�o fazem parte do jogo original. Estas modifica��es foram criadas por pessoas que n�o t�m qualquer tipo de liga��o ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet."

O comunicado da Superintend�ncia de Prote��o ao Consumidor afirma que o RPG "Everquest", que n�o tem distribui��o oficial no Brasil, "leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicol�gicos 'pesados'; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou m�s".

Anos depois

Criado a partir de modifica��es no jogo "Half-Life", "Counter-Strike" foi desenvolvido pela comunidade de jogadores em 1999, sendo posteriormente comercializado pela produtora Valve. No jogo, duas equipes se enfrentam em partidas on-line: o time dos "terroristas" e o dos "policiais". As miss�es variam entre armar/desarmar bombas e eliminar a equipe advers�ria.

Considerado o jogo mais popular dos "cyberesportes" em competi��es como Electronic Sports World Cup (ESWC) e World Cyber Games (WCG), "Counter-Strike" ganhou novas vers�es, como "Condition zero" e "Source".

"Everquest", RPG on-line (MMORPG) lan�ado em 1999, foi uma das refer�ncias do g�nero que hoje tem em "World of warcraft" seu mais popular representante. "Everquest" teve vers�es e atualiza��es diversas para PlayStation 2 e PC - a franquia pertence � Sony Online Entertainment, que n�o tem representa��o no Brasil.

Electronic Arts suspende a venda de Counter-Strike no Brasil.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir