Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Kofi Annan chega ao Quênia para tentar mediar
O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan chegou hoje ao Quênia para fazer a mediação entre o Governo e a oposição
Kofi Annan chega ao Quênia para tentar mediar
Foto: EFE

Nairóbi, 22 jan (EFE) - O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan chegou hoje ao Quênia para fazer a mediação entre o Governo e a oposição com o objetivo de resolver a crise que se arrasta desde dezembro, mas deixou claro que não vinha com uma solução na mala.

Em entrevista concedida após descer do avião, Annan afirmou que não tinha chegado com uma solução determinada, "e sim para encontrá-la, pelo bem do Quênia e dos quenianos, e pelo bem da África".

"Nestes momentos são necessários esforços conjuntos, confio plenamente na vontade, maturidade, engenhosidade e critério dos líderes políticos", ressaltou Annan.

O ex-secretário-geral da ONU disse ele, o ex-presidente da Tanzânia Benjamin Mkapa e a ex-primeira-dama de Moçambique, Graça Machel (viúva de Samora Machel e esposa do sul-africano Nelson Mandela), que formam o trio de mediadores, estão no Quênia para "ouvir, aprender e trabalhar com as partes envolvidas".

"Contamos com o apoio da União Africana (UA), a União Européia (UE), Nações Unidas e Estados Unidos", acrescentou.

A mensagem destinada ao Governo e à oposição é, segundo Annan, a de que "não pode haver solução sem um diálogo genuíno. Não pode haver paz e estabilidade sem cooperação".

Annan também insistiu na importância do Quênia na região e no continente por sua histórica estabilidade política, social e econômica.

O ex-secretário-geral das Nações Unidas citou o depoimento do presidente de turno da UA e de Gana, John Kufuor, cuja mediação entre o presidente Mwai Kibaki e o líder do Movimento Democrático Laranja (ODM), Raila Odinga, não deu frutos.

Amanhã de manhã, Annan se reunirá com Kibaki, enquanto à tarde se encontrará com Odinga.

Kofi Annan chega ao Quênia para tentar mediar entre Governo e oposição.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir