Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Crânio humano que pode ter 100 mil anos é encontrado
Arqueólogos chineses desenterraram os restos de um crânio humano que pode ter 100 mil anos
Crânio humano que pode ter 100 mil anos é encontrado
Foto: State Administration of Cultural Heritage/Reuters

Pequim, 23 jan (EFE).- Arqueólogos chineses desenterraram os restos de um crânio humano que pode ter 100 mil anos, o que transforma esta descoberta "na mais importante" ocorrida na China desde que foram achados os restos do "Homem de Pequim", no começo do século XX.

A descoberta foi informada pelo diretor da Administração Estatal do Legado Cultural, Shan Jixiang, e publicada hoje pelo jornal "China Daily".

Segundo Shan, este achado "vai jogar luz sobre um período crítico da evolução humana".

A descoberta aconteceu no mês passado em uma jazida situada em Xuchang, na província de Henan (centro), na qual os arqueólogos trabalham há dois anos e meio, apesar de não ter sido anunciada até agora.

Foram encontradas 16 peças de um crânio quase completo que possui supercílios proeminentes e uma pequena frente.

No entanto, segundo ressaltou o diretor do grupo de arqueólogos que trabalha na escavação, Li Zhanyang, "o mais surpreendente é que o crânio ainda conserva uma membrana fossilizada em sua parte interior, o que permitirá que os cientistas estudem o sistema nervoso dos antepassados do Paleolítico".

Os restos encontrados se fossilizaram porque ficaram enterrados a cinco metros de profundidade, perto de um manancial cujas águas contêm altos níveis de cálcio.

Além dos restos do crânio humano, 30 mil fósseis de animais e de artefatos realizados com ossos e pedras foram achados na região nos dois últimos anos.

"Esperamos continuar realizando descobertas de importância na região", concluiu Li.

Crânio humano que pode ter 100 mil anos é encontrado na China.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir