Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Princípio de incêndio atingiu pequeno depósito do HC
Chamas consumiram parte de uma sala onde havia arquivos
Princípio de incêndio atingiu pequeno depósito do HC
Foto: Reprodução

Parte de um pequeno depósito foi consumida pelo fogo que atingiu o sexto andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (HC), na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (23), de acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros encarregado pelo caso, Flávio Legnaioli. Segundo ele, houve apenas um princípio de incêndio no local.

"Foi só um princípio mesmo", afirmou. Legnaioli disse que as chamas danificaram um equipamento clínico e destruíram alguns papéis. O combate ao fogo, realizado pela brigada do próprio hospital, durou cerca de dez minutos. "Quando chegamos, o fogo já estava extinto", relata o tenente. Oito equipes dos bombeiros foram mobilizadas.

Legnaioli disse que o motivo do incêndio ainda é desconhecido, mas há suspeita de ter sido provocado por um curto-circuito. Segundo o tenente, apenas o depósito prejudicado foi fechado para perícia. O resto do andar continuará funcionando normalmente.

Susto
Uma paciente que estava no edifício no momento do incêndio conta que ficou assustada ao ouvir gritos de alerta e ver a fumaça se espalhando pelo edifício.

"Do quinto andar para cima era só fumaça bem preta subindo. Todo mundo gritando: " incêndio, fogo"", contou Maria da Conceição Campos. Maria, que tem consulta marcada para as 12h desta quarta (23), acompanhava a filha. A menina é cadeirante e deveria passar por uma cirurgia nesta quarta (23). Segundo a mãe, no entanto, a cirurgia da garota terá de ser remarcada.

"Saía fumaça de onde descem as escadas. Os funcionários estavam pegando extintores", disse a paciente Lucivanda de Lima Oliveira. Ela falou que estava no banheiro do quinto andar quando o fogo começou, por volta das 6h20. "Ouvi uma barulheira". Quando saiu para ver o que estava acontecendo, viu muita fumaça e os funcionários correndo com extintores.

A paciente desceu a rampa avisando que as pessoas sobre o incêndio. Outros pacientes também saíram do prédio e por volta das 7h, começaram a retornar. Por volta das 7h15, havia apenas um carro dos bombeiros na frente do hospital.

O novo foco de incêndio ocorreu um dia após uma pane elétrica interromper as atividades da Fundação Pró-Sangue. As doações tiveram de ser interrompidas para que o primeiro andar, onde fica a Fundação, fosse esvaziado.

Na noite de Natal do ano passado, um outro incêndio consumiu parte do prédio e provocou correria pelos corredores. Pacientes tiveram de ser retirados e receberam atendimento na calçada. Cirurgias foram interrompidas.

Princípio de incêndio atingiu pequeno depósito do HC.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir