Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2008

UFSC entra com recurso contra suspensão das cotas
Expectativa é conseguir derrubar a liminar antes das matrículas
UFSC entra com recurso contra suspensão das cotas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) protocolou no final desta terça-feira (22) um recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para tentar derrubar a liminar que determina a suspensão do sistema de cotas na universidade. O principal argumento da defesa da universidade é a autonomia que as instituições possuem. Segundo a assessoria de imprensa do TRF4, o recurso ainda não entrou no sistema, mas deve ser distrubuído para um dos desembargadores ainda nesta quarta-feira (23).

Na última sexta-feira (18), o juiz federal Gustavo Dias de Barcellos suspendeu por liminar o sistema de reserva de vagas da UFSC e, de acordo com a decisão, a matrícula dos vestibulandos deveria seguir como critério a maior pontuação, independentemente das vagas reservadas vigentes na instituição.

O presidente da Comissão Permanente dos Vestibulares (Coperve), professor Edemir Costa, disse que a expectativa é resolver essa polêmica nos próximos dias, já que a matrícula dos calouros está muito próxima. Os candidatos aprovados no curso de engenharia de materiais, por exemplo, devem se matricular nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Os demais fazem matrícula nos dias 14 e 15 de fevereiro. Candidatos cotistas aprovados temem perder a vaga.

Sem alteração nas datas das matrículas
"Não vamos alterar as datas das matrículas porque temos mais de 20 dias para cassar essa liminar. A idéia é derrubar essa decisão de primeira instância. Caso essa liminar persista, vamos cumprir o que o juiz determinou. Decisão judicial não se questiona, se cumpre", disse o professor Costa.

Segundo Costa, se não houver alteração da liminar em poucos dias, a lista de aprovados no curso de engenharia de materiais terá de ser reprocessada. "Não esperávamos toda essa confusão especialmente porque em outras instituições isso não aconteceu, mas faz parte do processo. Estamos confiantes que vamos resolver isso em breve", afirmou o professor.

Critério de pontos deve permanecer
A principal reclamação dos não-cotistas que não foram aprovados no vestibular foi o critério de pontos mínimos adotado pela UFSC para considerar o candidato aprovado. Segundo o professor Costa, para ser aprovado o candidato teriam de acertar pelo menos três das dez questões de português, somar 20 pontos nas demais disciplinas (sem zerar em nenhuma delas), tirar pelo menos nota 3 na redação e não zerar em nenhuma das três questões discursivas. Na prática, o vestibulando que conseguir fazer 29,1 pontos entre os 96 possíveis está aprovado.

No caso de medicina, por exemplo, não foi preciso acertar nem metade da prova para conseguir ser aprovado pelo sistema de cotas para negros de escolas públicas. O último aprovado pelas vagas universais conseguiu 81,04 pontos, contra 70,35 pontos conquistados pelo estudante de escola pública e 44,33 pontos do vestibulando negro e de escola pública.

Segundo Costa, esses critrérios sempre foram usados para aprovação na UFSC porque a prova do vestibular é a mesma para todos os cursos. "Não podemos aumentar demais a nota de corte senão estaríamos prejudicando outras carreiras menos concorridas. Esse critério é um balanço entre todos os cursos que a universidade oferece", disse.

Ainda de acordo com Costa, a Coperve tem autonomia para definir o que acha melhor e não precisa nem de aprovação do Conselho Universitário para definir regras de pontuação. "Os números podem assustar num primeiro momento, mas por enquanto, não temos porque rever esse critério. É o primeiro ano que a universidade adota as cotas e esta é uma experiência. Pode ser que mude um dia, mas não é esse o nosso objetivo", explicou o professor.

As cotas
Este é o primeiro processo seletivo da universidade com sistema de cotas. Das 4.095 vagas da UFSC, 20% foram destinadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 10% para negros que estivessem na mesma condição. As 819 vagas para alunos de escolas públicas foram preenchidas e das 414 vagas destinadas para negros, 323 foram preenchidas. As demais foram remanejadas para a concorrência geral.

A lista de aprovados no vestibular 2008 da UFSC foi divulgada no dia 28 de dezembro. Veja os classificados aqui. A universidade também divulgou as notas dos candidatos classificados por curso, as notas dos candidatos oriundos de escola pública classificados e as notas dos candidatos autodeclarados negro classificados.

UFSC entra com recurso contra suspensão das cotas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir