Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Pão de Açúcar terá bondinho com som
O primeiro teleférico instalado no Brasil vai ganhar cara nova ao som de Bossa Nova.
Pão de Açúcar terá bondinho com som
Foto: www.g1.com.br

O primeiro teleférico instalado no Brasil vai ganhar cara nova ao som de Bossa Nova. Depois de 36 anos, as quatro cabines do teleférico do Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio, serão trocadas por modelos mais modernos que têm som ambiente. A previsão é de que isso aconteça em março. A troca, que faz parte das comemorações dos 95 anos do monumento, feitos em setembro de 2007, custou cerca de R$ 8 milhões para a empresa que opera e administra os bondinhos.

Feito especialmente para o Rio por uma empresa suíça, as novas cabines teleféricas têm ainda circulação de ar mais ampla, barras de apoio vertical para facilitar a circulação dos passageiros e vidros das janelas transparentes para quem está dentro do vagão e escuros para quem está do lado de fora.

Cerca de duas mil pessoas costumam ser transportadas diariamente pelos bondinhos, segundo a companhia que administra, Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA). O complexo turístico é formado por três estações" a da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar" interligadas por quatro bondinhos" dois no trecho Praia Vermelha/Morro da Urca e dois no trecho Morro da Urca/Pão de Açúcar.

Outra mudança prevista para acontecer é no sistema de comunicação, de freio e de comando. Até agosto, tudo será digitalizado. Segundo a diretora-geral da CCAPA, Maria Ercilia Leite de Castro, a empresa não precisou pegar dinheiro emprestado para custear a troca do sistema, avaliado em mais de 2 milhões de euros, mais impostos (cerca de R$ 8 milhões).

  • Livro sobre Pão de Açúcar

    E a festa não para por aí. Nesta quinta-feira (24) será lançado o livro "Bondinho do Pão de Açúcar" 95 anos da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA)", que explica como surgiu o nome até as mudanças na paisagem do entorno, bem como a evolução dos bondinhos que permitiram o acesso ao topo. Para ilustrar, 150 fotos estampam as 179 páginas. Segundo Maria Ercilia, nunca antes foi lançado um livro tão completo sobre o Pão de Açúcar. A edição, que é bilíngüe, será vendida nas principais livrarias.

    Outra ação que também faz parte das comemorações é o museu ao ar livre, que será montado ao longo de todo o passeio. Relógio de flores, maquinários, fotos de eventos e áreas específicas para contar um pouco da história terão lugar permanente no monumento.

    Pão de Açúcar terá bondinho com som

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir