Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Mosquito transgênico é promessa para reduzir população
Animal só sobrevive se receber um antibiótico; seus filhotes morrem antes de amadurecer
Mosquito transgênico é promessa para reduzir população
Foto: Divulgação

Uma empresa britânica quer usar a genética para dizimar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela e da dengue. Os pesquisadores criaram uma versão do inseto com o DNA alterado, que só produz filhotes inviáveis. Segundo eles, a presença desses animais "com defeito de fabricação" na natureza poderia cortar pela metade a população do A. aegypti.

Segundo a revista americana "Wired", a empresa Oxitec modificou geneticamente os machos da espécie para que eles dependessem de um antibiótico fornecido pelos pesquisadores para sobreviver. Se não recebessem o antibiótico tetracicilina em sua dieta, os insetos morreriam.

Depois de chegarem à maturidade com o auxílio dos cientistas, os mosquitos, todos machos, seriam liberados na natureza. Eles seriam capazes de sobreviver o suficiente para copular com fêmeas de sua espécie. Os filhotes gerados, no entanto, acabariam morrendo sem conseguir gerar seus próprios descendentes. Um teste inicial feito pela equipe mostrou que cerca de metade das fêmeas da espécie acabam copulando com os machos geneticamente modificados.

Se tudo der certo, o projeto poderá ser adotado pelo governo da Malásia para enfrentar o Aedes aegypti dentro de três anos, diz a Oxitec. A empresa britânica, no entanto, sofre críticas de organizações ambientalistas, para as quais a liberação de insetos modificados geneticamente pode ter conseqüências imprevisíveis para os ecossistemas tropicais.

Mosquito transgênico é promessa para reduzir população do Aedes aegypti. Animal só sobrevive se receber um antibiótico; seus filhotes morrem antes de amadurecer. Técnica pode ser adotada pelo governo da Malásia, mas ambientalistas a criticam.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir