Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Suspeito de furtar telas do Masp se entrega à polícia
Moisés Manoel de Lima Sobrinho, de 25 anos, está prestando depoimento no Deic, em SP
Suspeito de furtar telas do Masp se entrega à polícia
Foto: Divulgação

O terceiro suspeito de furtar o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Moisés Manoel de Lima Sobrinho, de 25 anos, se entregou no final da manhã desta quinta-feira (23). Ele está prestando depoimento no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A invasão do museu ocorreu em 20 de dezembro, quando três criminosos levaram os quadros "O lavrador de café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, avaliados em R$ 100 milhões.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito esteve no Masp várias vezes antes do roubo para conversar com funcionários e mapear o local das telas. Investigadores buscaram pistas dele em São Paulo, Brasília, no Sul do país e em Goiás. "Depois que ocorreu o furto, ele esteve em Jataí, nas festas de fim de ano. Ele esteve na fazenda do pai dele, no dia 1º de janeiro", afirma a delegada Paula Daniela Ruza.

No dia 10, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou um retrato falado de Lima Sobrinho. Ele foi identificado na investigação da 3ª Delegacia de Crimes contra o Patrimônio do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado, que conseguiu um mandado de prisão temporária para o suspeito na Justiça. As investigações estão sob segredo de Justiça.

Além dele, a polícia já prendeu Robson Jesus Jordão e Francisco Lopes Lima, que, de acordo com as autoridades, teriam participado do furto. Foi por meio dos suspeitos que os investigadores conseguiram encontrar os quadros que haviam sido furtados.

Os quadros

As peças foram achadas em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. O proprietário da casa, Alexsandro Bezerra da Silva, de 31 anos, teve a prisão temporária aceita pela Justiça. Oum retrato dele foi divulgado na terça-feira (22).

Suspeito de furtar telas do Masp se entrega à polícia. Moisés Manoel de Lima Sobrinho, de 25 anos, está prestando depoimento no Deic, em SP.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir