Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Suspeito de furtar telas do Masp se entrega à polícia
Moisés Manoel de Lima Sobrinho, de 25 anos, presta depoimento nesta tarde no Deic.
Suspeito de furtar telas do Masp se entrega à polícia
Foto: www.g1.com.br

O terceiro suspeito de furtar duas telas do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Moisés Manoel de Lima Sobrinho, de 25 anos, se entregou à polícia no fim da manhã desta quinta-feira (23). No início desta tarde, ele começou a prestar depoimento no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Zona Norte da capital.



A invasão do museu ocorreu em 20 de dezembro, quando três criminosos levaram os quadros "O lavrador de café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, avaliados em R$ 100 milhões.



Segundo a Polícia Civil, o suspeito esteve no Masp várias vezes antes do roubo para conversar com funcionários e mapear onde estavam as telas. Investigadores buscaram pistas dele em São Paulo, Brasília, no Sul do país e em Goiás. "Depois que ocorreu o furto, ele esteve em Jataí, nas festas de fim de ano. Ele esteve na fazenda do pai dele, no dia 1º de janeiro", afirmou a delegada Paula Daniela Ruza.

No dia 10, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou um retrato falado de Lima Sobrinho. Ele foi identificado na investigação da 3ª Delegacia de Crimes contra o Patrimônio do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado, que conseguiu um mandado de prisão temporária para o suspeito na Justiça. As investigações estão sob segredo de Justiça.

Além dele, a polícia já prendeu Robson Jesus Jordão e Francisco Lopes Lima, que, de acordo com as autoridades, teriam participado do furto. Foi por meio dos suspeitos que os investigadores conseguiram encontrar os quadros que haviam sido furtados.

  • Os quadros
    As peças foram achadas em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. Quem levou os policiais até o esconderijo foi Robson Jesus Jordão, o segundo homem preso por envolvimento no roubo das telas. O outro é Francisco Lopes Lima, identificado uma semana depois do assalto.

    O proprietário da casa onde estavam as obras, Alexsandro Bezerra da Silva, de 31 anos, teve a prisão temporária aceita pela Justiça. O retrato dele foi divulgado na terça-feira (22).

    Suspeito de furtar telas do Masp se entrega à polícia

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir