Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Namorados chineses condenados à morte pedem para casar
Um casal de jovens chineses condenados à morte por assalto e assassinato pediu para se casar como último desejo
Namorados chineses condenados à morte pedem para casar

Um casal de jovens chineses condenados à morte por assalto e assassinato pediu para se casar como último desejo antes da execução, informa nesta quinta-feira a imprensa estatal chinesa.

O casal manifestou o seu último desejo - casar e obter um certificado de matrimônio - depois de o Tribunal Supremo da província de Shandong ratificar a sentença à pena capital na terça-feira, segundo o jornal Diário de Shandong.

O tribunal está a avaliar o pedido, uma vez que a condenação à morte implica a perda de quaisquer direitos civis por parte dos condenados.

A história do casal começou há mais de três anos quando Jingcai, uma jovem de 21 anos que trabalhava num estabelecimento de lavagem de veículos se apaixonou por um delinqüente, Guan Xiaojun, e decidiu ajudá-lo nos seus assaltos, normalmente a taxistas, conta o jornal.

Durante os assaltos, o casal matou dois taxistas e arrecadou cerca de 25 mil dólares (R$ 45,2 mil), até que os dois foram presos e condenados no ano passado.

A pena de morte na China pode ser aplicada a crimes que representem "perigos sérios" para a ordem pública e social, como homicídio, violações, roubos e atentados.

A China é o país do mundo onde mais se aplica a pena de morte, com cerca de 8 mil condenações por ano, segundo dados dos tribunais, mas o governo não divulga o número oficial por considerá-lo segredo de Estado.

De acordo com dados da Anistia Internacional, a China executou 1.010 réus em 2006, sendo o país com mais condenações à pena capital, seguida do Irão (177), Paquistão (82), Iraque e Sudão (65) e Estados Unidos (53).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir