Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Prodi anuncia renúncia ao governo da Itália
Medida ocorre após derrota em obter voto de confiança no Senado
Prodi anuncia renúncia ao governo da Itália
Foto: Reprodução

O primeiro-ministro italiano Romano Prodi anunciou na noite dessa quinta-feira (24) sua renúncia à chefia do governo.

Agora, o presidente Giorgio Napolitano deverá consultar todos os partidos e decidir entre designar um governo técnico de transição que tenha como objetivo a reforma da lei eleitoral ou convocar eleições antecipadas.

A renúncia de Prodi se tornou uma exigência da Constituição italiana devido à rejeição de uma moção de confiança ao governo pelo Senado, poucas horas atrás.

Cento e cinqüenta e seis senadores votaram a favor e 161 contra o governo, com uma abstenção. O governo precisava de 160 votos para obter a moção de confiança. Quando o resultado foi anunciado, os senadores da oposição conservadora irromperam em gritos e aplausos, comemorando com champanhe e obrigando o presidente da casa a exigir respeito. No mesmo momento, autoridades recolheram as garrafas e exigiram o fim da celebração.

Sem surpresa
O resultado da votação era esperado desde que o pequeno partido União de Democratas para a Europa (Udeur) passou para a oposição na semana passada, fazendo com que o governo perdesse a maioria na casa parlamentar. Na época, o ex-ministro de Justiça Clemente Mastella, líder e fundador do Udeur, investigado por abuso de poder, confirmou que retirava o apoio ao chefe de governo, há 20 meses no poder.

Antes da votação no Senado, o primeiro-ministro italiano foi muito pressionado para renunciar, inclusive pelo presidente da República. Entretanto, Prodi preferiu se submeter à decisão dos senadores "por respeito às instituições e para que o país conheça quem as apóia."

De acordo com a agência Reuters, o primeiro-ministro havia alertado em um discurso que sua possível saída geraria um "vácuo de poder", deixando a economia da Itália vulnerável à atual crise dos mercados globais. "Mais do que nunca, o país precisa ser governado", declarou Prodi, que teve o seu período de um ano e meio de governo marcado pela instabilidade e fragmentação de sua base de apoio político.

Prodi anuncia renúncia ao governo da Itália. Medida ocorre após derrota em obter voto de confiança no Senado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir